Criar estratégias de marketing, colocá-las em prática e ver os resultados positivos, não tem preço! Aqui na Sonder estamos sempre traçando novas estratégias e testando novas possibilidades para os nossos clientes atingirem seus resultados. E para compartilhar um pouco dos nossos cases de sucesso, hoje trouxemos um caso recente da nossa cliente Minancora, no qual utilizamos do marketing de oportunidade para atingir nossos objetivos!
A Minancora esteve presente nos arredores do Rock In Rio e, com uma estratégia muito bem elaborada, obtivemos ótimos números de retorno. Quer saber mais sobre este case de sucesso envolvendo marketing de oportunidade? Confira agora mesmo o que rolou por aqui e como alcançamos estes resultados:
– Qual foi o objetivo da campanha?- Como funciona o marketing de oportunidade
– Quais foram as estratégias adotadas?
– Qual o resultado que obtivemos?
– Resumo deste case de sucesso!
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Qual foi o objetivo da campanha?
Primeiramente, vamos falar um pouco sobre qual foi o nosso objetivo inicial para esta campanha, mas para isso vamos contextualizá-lo antes.
Você já deve saber um pouco sobre ela, mas a Minancora é uma tradicional marca brasileira, que já atua no mercado há mais de 100 anos, com a sua incrível Pomada Minancora. A qual faz parte do dia a dia dos brasileiros, principalmente dos mais antigos. Mas agora ela trouxe para o mercado uma nova linha de cosméticos para a pele, como o Gel Creme Antissinais, Creme Antiacne, Sabonetes Antiacne e o creme Alívio Para os Pés.
E qual foi o nosso objetivo?
Acima de tudo, o nosso objetivo inicial era divulgar o Creme Alívio para os Pés Minancora!
E percebemos uma oportunidade única bem a nossa frente: estava prestes a acontecer um dos maiores eventos do Brasil, o Rock In Rio! Então tivemos a ideia de divulgar a Minancora na entrada de um dos maiores eventos do mundo.
Mas para isso funcionar precisávamos de uma estratégia muito eficiente, e foi o que o nosso time de especialistas fez. Confira!
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Como funciona o marketing de oportunidade
O Marketing de Oportunidade nada mais é do que uma estratégia de marketing aplicada ao perceber uma oportunidade de divulgação da marca em cima de alguma situação ou acontecimento.
As oportunidades mais conhecidas são as datas comemorativas como a Páscoa e o Natal, acontecimentos como a Black Friday e o Rock In Rio. E ainda tem aquelas oportunidades que não foram programadas, como alguma notícia inesperada ou algum acontecimento não previsto, como a morte da Rainha Elizabeth e as trends do momento.
Resumindo, o objetivo do marketing de oportunidade é aproveitar essas ocasiões, criando uma estratégia para a sua marca, inserindo-a no assunto que está sendo mais comentado no momento. E dessa forma, com uma estratégia bem elaborada, aumentar a sua divulgação, engajamento e até mesmo suas vendas!
Quais foram as estratégias adotadas?
Sobretudo, antes de traçar as estratégias que iriamos utilizar, precisamos definir como conectar o Creme Alívio para os Pés da Minancora com o Rock In Rio. Foi quando pensamos: em um evento desse porte, com várias atrações super disputadas, as pessoas iriam passar horas e horas em pé nos shows e durante todo o dia.
No total, o Rock in Rio contou com um público de 700 mil pessoas, em 7 dias de evento, 1.255 artistas, 300 shows e 507 horas com pessoas em pé!
E você já deve estar pensando que após um dia inteiro de pé, geralmente nossos pés ficam extremamente cansados, e até mesmo machucados, dependendo do sapato escolhido para a ocasião.
E aí? Já decifrou a nossa estratégia? Pois bem, a Minancora tem um produto incrível para os pés, onde o próprio nome já diz tudo, né?
O Alívio para os Pés Minancora, tem como função: combater fungos e bactérias, hidratar profundamente, perfumar, refrescar e relaxar os pés. Era tudo o que as pessoas que participaram do festival precisavam após horas de pé!
Agora chegou o momento de mostrar o que foi colocado em prática para atingir o nosso objetivo de divulgar o creme para os participantes do Rock In Rio. Confira:
Distribuição de amostra grátis
Nós da Sonder garantimos que a Minancora marcasse presença no Rock In Rio, e não somente estando lá e divulgando a marca. Mas distribuímos sachês de amostra grátis do creme Alívio para os Pés para quem estava dentro do festival.
O objetivo aqui era que eles chegassem em casa ou no hotel, no final do dia e pudessem desfrutar de um relaxamento e uma renovação dos seus pés com o Alívio Para os Pés Minancora!
Anúncios geolocalizados
Ao mesmo tempo, aqui foi quando a nossa equipe de performance, especializada em Ads entrou em ação. Criamos anúncios atraentes, destacando os benefícios do Alívio Para os Pés Minancora e direcionando quem tinha interesse, para que procurassem o produto nas farmácias mais próximas.
Nós conseguimos instruir as pessoas de que este era um produto que iria auxiliar no cuidado com os seus pés para que eles pudessem aproveitar ainda mais o festival, criando um desejo. E demos a solução, dizendo que o produto era facilmente encontrado nas farmácias próximas.
Então, a pergunta que pode ter ficado é: por que anúncios geolocalizados? E não um mais abrangente para alcançar um maior número de pessoas?
A resposta é simples! O objetivo da campanha era divulgar o produto para os participantes do festival, todos os nossos criativos falavam sobre o Rock In Rio. Logo, não fazia sentido direcionar este anúncio para quem não fosse participar do evento.
Foi por isso que só divulgamos os nossos criativos para a região onde estava acontecendo o Rock In Rio. Para que essas pessoas recebessem nossos anúncios!
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Abastecimento das farmácias próximas
Agora pensa comigo, se estávamos mandando mensagens dizendo para procurar o creme na farmácia mais próxima, antes de fazer isso precisávamos garantir que as farmácias da redondeza tivessem o produto disponível.
Assim, muito antes do festival realmente começar, nós garantimos o abastecimento do Creme Alívio Para os Pés nas farmácias da redondeza de onde o evento iria acontecer e também dentro do raio do nosso anúncio geolocalizado.
Desse modo, garantimos que quando a pessoa recebesse o anúncio e se interessasse em obter o produto, ele realmente fosse fácil de ser encontrado e adquirido!
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Qual o resultado que obtivemos?
Depois de ver tudo o que fizemos — de uma forma bem resumida, diga-se de passagem — o que você acha que aconteceu? Será que conseguimos alcançar o resultado desejado?
Sim, a nossa estratégia deu certo, e entrou para a nossa lista de cases de sucesso!
Vamos ver isso pelos números?
Segundo nossos dados de anúncios no RIR:
- 31.000 acessos ao site
- 21.000 pessoas alcançadas através do Ads
- 50.726 impressões
- 300 cliques no botão “onde comprar” no site
- 635 cliques no anúncio
Em outras palavras, as pessoas aderiram à ação, postaram suas experiências nas redes sociais, marcaram a Minancora, e acabaram promovendo a divulgação da marca, de uma forma mais orgânica.
Confira alguns registros:
Fonte: Instagram Minancora
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Resumo deste Case de Sucesso!
Resumindo toda a ação: nós utilizamos do marketing de oportunidade, quando todos estavam falando sobre o evento, inserimos a Minancora no assunto, gerando uma maior visualização para ela e seu produto em destaque.
A nossa cliente teve o seu produto divulgado em um dos maiores festivais do Brasil e contribuiu para o bem-estar dos visitantes, que aprovaram o produto que aliviou o cansaço dos seus pés após os shows do Rock In Rio.
E você? Está esperando o quê para traçarmos juntos uma estratégia para a sua empresa e ser destaque em nossos próximos cases de sucesso?
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre esse e todos os outros serviços que podemos fazer por você hoje.
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