Skip to main content

A tecnologia segue se atualizando diariamente e cada estratégia de marketing precisa estar ligada com todas as novidades do mercado. Com a criação de diversos dispositivos e aparelhos eletrônicos, o formato dos sites precisou evoluir para conseguir se encaixar em todas as plataformas. E é aí que entram os sites responsivos, fazendo com que a sua página se adapte tanto para diferentes modelos de celulares quanto computadores.

Para facilitar o seu entendimento sobre sites responsivos e explicar como as estratégias de marketing e design podem influenciar sobre um website, nós da Agência Sonder separamos um conteúdo completo abordando os seguintes tópicos: 

  • O que são os sites responsivos?
  • Quais as suas vantagens?
  • Como fazer?
  • Dicas para criar um site responsivo e melhorar o marketing digital

Contrate uma empresa para melhorar as suas vendas.

O que é um site responsivo e quais as suas vantagens?


Sobretudo, um site responsivo é aquele que consegue se adaptar a todas as marcas e aparelhos eletrônicos distintos, utilizando o mesmo domínio, URL, imagens, conteúdo, propagandas, entre outras características. Mudando apenas o design presente para os diferentes dispositivos, de acordo com o formato da tela dos mesmos.

Além disso, a criação dessa ferramenta tão importante atualmente traz inúmeros benefícios para o seu site, desde a velocidade e facilidade de navegação, passando pela visualização até o aumento no número de leads e compras. Aproveite para conhecer os 10 sites perfeitos para ter uma inspiração.

Veja mais sobre todos eles: 

  • Velocidade do site:


O carregamento do site é um fator determinante para que cada novo visitante não deixe a sua página. Dentro desta premissa, um dos fatores mais relevantes é em relação ao rankeamento do Google, que prevê um carregamento total da página em até dois segundos. Por isso, a utilização de um site responsivo é tão importante, fazendo com que os layouts fiquem mais leves e, assim, melhorando a velocidade do site.

  • Facilita e melhora a experiência da navegação: 

Da mesma maneira em que o design responsivo aumenta a velocidade do no site, ele também facilita e melhora a experiência da navegação. Logo, toda a jornada de compra também será impactada, quanto melhor for o seu site, mais clientes percorrerão todo o funil de vendas da sua marca.

  • Melhora o compartilhamento do conteúdo:


A maior tendência dos usuários é utilizar cada vez mais as redes sociais, os websites e todos os outros aplicativos através de dispositivos móveis. Assim, com um carregamento mais rápido nestes meios, facilita o compartilhamento do conteúdo por parte dos usuários do seu site.

  • Aprimora os mecanismos de busca:


O Google utiliza diversos algoritmos para ranquear os sites nas pesquisas realizadas pelos usuários. Um dos critérios com maior peso para essa avaliação é se o site é ou não responsivo. Caso ele seja e possua um layout de destaque, o próprio Google já ajuda no aumento de tráfego da página.

+ Data Marketing: unifique essa estratégia com a sua produção de conteúdo.

  • Amplia a conversão de leads:


Analogamente ao item citado acima, um site responsivo e com um layout muito bem estruturado, o aumento na taxa de conversão de leads também tende a aumentar. Através de formulários, diferentes botões (entre em contato, WhatsApp, pedir orçamento), newsletter, que estejam em conjunto tanto em versões para computadores quanto para celulares, facilitam e ampliam o seu número de leads.

  • Aumenta as vendas:


Sob o mesmo ponto de vista, caminhando na jornada de compra e nas etapas do funil, o usuário se torna um lead, que se transforma em um novo consumidor. Toda a usabilidade trazida por um site responsivo facilita muito a trajetória dos clientes, fazendo com que ele chegue na parte que a empresa está buscando: a venda. Aproveite também para ver como o design alavanca as vendas da sua empresa.

Como fazer


Um site responsivo conta com um layout bem fluído, imagens flexíveis e com textos sobrepostos, media queries (ferramenta que oculta, faz aparecer ou reposiciona elementos automaticamente dentro do site), entre outras estratégias.

Para realizá-las é necessário seguir algumas dicas simples que irão melhorar bastante o marketing digital da sua empresa. Vamos para elas:


  1. A primeira impressão é a que fica. 


Cada scroll na sua página diminui a quantidade de visitantes da sua página. Ou seja, invista pesado numa ótima capa, de um modo chamativo e inteligente, fazendo com que o usuário tenha interesse em continuar frequentando o seu site. Botões com CTA’s também podem facilitar a comunicação entre a marca e o possível cliente. 

+ Descubra também como fazer publicidade online no século XXI.

  1. O simples sempre ajuda.


O principal foco para a sua marca é aumentar o número de leads e, assim, melhorar as vendas. Por isso, no início, procure investir na simplicidade, dispensando o dispensável (elementos que podem pesar o carregamento da página), e deixando apenas o necessário para o cliente.

  1. Mobile-First Design

Priozile o design para aparelhos móveis, investindo em layouts para telas pequenas de smartphones, depois passando esse design para o desktop. 

  1. Faça testes


Muitas estratégias podem funcionar para algumas empresas e outras não. Desta maneira, sempre realize diferentes testes e avalie, através do Google Analytics e outras ferramentas de análise, quais estratégias estão dando certo ou não, e assim replique e comece outras novas tentativas.

  1. Aproveite todas as atualizações do mercado

Similarmente a realização de testes entram as novas atualizações do mercado. Ficar atento ao que está acontecendo no mundo do marketing digital e das novidades das redes sociais pode ser uma virada de chave para o seu site. Aproveitar cada recurso assim que ela já saiu é o ideal. Portanto, fique ligado em todas as atualizações do mercado.


A sua marca não pode ficar para trás. Invista agora mesmo em um site responsivo e, assim, melhore o ranqueamento da sua página, aumente os leads, amplie as vendas e facilite a experiência dos usuários no seu site. 

Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre esse e todos os outros serviços que podemos fazer por você hoje.

Aproveite também para deixar o seu contato e receber informações semanais contando as novidades no mercado e do Marketing Digital. 

    Deixe uma resposta

    Close Menu

    Rua Emiliano Perneta, 297 - Sala 163

    Centro - Curitiba/PR