Skip to main content

A prática leva à perfeição. Dentro do marketing digital, a palavra “prática” ganhou outro conceito: é uma mistura de estudos, planejamentos, testes, produções de conteúdo, análises, entre outros. Atualmente, muitas ferramentas de mensuração de resultados estão sendo primordiais para transformar a “prática” em perfeição. O Instagram Insights é uma delas.

A análise de dados faz parte da vida de todo o social media, sendo assim, o Instagram Insights nasce com a premissa de facilitar o compreendimento de gráficos e números, com o objetivo de usar todas as métricas disponíveis ao seu favor.

Procurando melhorar o seu conhecimento sobre essa ferramenta tão importante para as métricas do marketing digital, nós da Agência Sonder produzimos uma matéria completa abordando os seguintes tópicos: 

  • O que é o Instagram Insights
  • Como utilizar
  • Como a Sonder pode te ajudar com isso

Mensuração de resultados é especialidade da Sonder!

O que é o Instagram Insights?

Acima de tudo, é preciso saber que Instagram Insights é uma ferramenta primordial para todas as marcas, independente do conteúdo que elas estão produzindo.

Assim, podemos dizer que o Instagram Insights é uma utilidade da própria rede social que disponibiliza as seguintes funções:

  • Alcance das publicações;
  • Aumento dos seguidores;
  • Melhor estilo da publicação (feed, stories, reels e vídeos);
  • Engajamento do público com os posts;
  • Características da audiência (sexo, local, idade);
  • Entre outras.

Aproveite também para entender o que é o Data Marketing

Como utilizar

Primeiramente, é preciso ter o aplicativo do Instagram baixado e ter criado uma conta comercial, mais conhecida como Instagram for Business ou para criador de conteúdo.

Após essa aquisição, você já pode ter acesso ao Instagram Insights. Basta clicar no botão mostrado na imagem abaixo e navegar à vontade pelas métricas disponíveis na ferramenta da plataforma. 

Dentro do Instagram Insights, são várias abas específicas contemplando:

  1. Seguidores:

Nesta parte, é possível identificar diversas características do público que acompanha o seu perfil, como a porcentagem de homens e mulheres, a faixa etária, a localização (cidade e país) e os dias de semana com os horários mais ativos.

+ 10 sites que todo o social media precisa conhecer.

  1. Atividades Recentes:

Tudo que aconteceu nos últimos sete dias em relação ao número de impressões, alcance dos posts, visualizações do perfil, cliques no site (link da bio) e cliques nos botões “Ligar”, “Enviar email” ou “Como chegar”, caso estejam habilitados.

  1. Publicações:

Dentro das métricas das publicações, é possível analisar como os seguidores estão interagindo com as publicações. Contemplando o número de curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos, impressões e alcance total.

Para visualizar esses dados, você pode filtrar de acordo com o tipo da publicação (foto, vídeo, carrossel ou todos) e o período em que os post aconteceram (uma semana, um mês, três meses, seis meses, 1 ano ou 2 anos).

+ Compreenda como as estratégias de comunicação visual impactam nas vendas da sua empresa

  1. Stories:

A última aba disponível no Instagram Insights oferece a visualização das impressões, do alcance, toques de avançar e voltar, saídas, respostas da caixa de perguntas e as deslizadas dos stories. 

Assim como nas publicações, também é possível fazer uma filtragem temporal, porém com uma seleção menor: 24 horas, uma semana e duas semanas. 

+ Descubra também como o design dos seus stories e das suas postagens podem alavancar as suas vendas.

Como a Sonder pode te ajudar com isso

Aqui na Sonder, nós realizamos toda uma análise do Instagram Insights, Google Analytics, RD Station, Google Search Console, entre outras plataformas de análise. Tudo para verificar exatamente cada passo da nossa estratégia de marketing, desde o post mais engajado até o número total de leads qualificados obtidos.

Nós possuímos uma equipe especializada para separar os dados mais importantes de semana – total de impressões e cliques do site, CTR, posição média, número de leads, taxa de abertura de email, número de seguidores, engajamento, etc. – para explicarmos para cada cliente e, assim, planejarmos estratégias específicas.

Publicar conteúdo que mostre para seus compradores que você entende o problema deles e mostre como resolver é o que você precisa para gerar credibilidade.

Ardath Albee, consultora e estrategista de marketing.

É possível visualizar o Instagram Insights sem a ajuda de uma Agência de Marketing?

Sim, porém sem os estudos e a paciência necessária, a ansiedade pode tomar conta e acabar fazendo com que os clientes apelem para estratégias não recomendadas para ganhar mais seguidores.

Por exemplo:

Tal cliente teve um aumento exorbitante no número de seguidores do Instagram sem realizar investimentos em anúncios e muito menos impulsionar os posts, contudo a taxa de engajamento com o número de curtidas e comentários dos posts continuou basicamente a mesma. Isso até pode acontecer, mas não é normal.

Ao analisar detalhadamente o “boom” de seguidores, percebemos que a empresa havia comprado seguidores de modo individual e fazendo com que a base ficasse completamente  suja, ou seja, distorcendo as métricas de análise e prejudicando a credibilidade da marca tanto para os próprios seguidores quanto para o Instagram.

Sempre reforçamos para todos os nossos clientes para nunca comprarem seguidores e optarem por outras estratégias muito mais inteligentes, como o Instagram Ads, o investimento em anúncios e posts patrocinados, entre outras. Desse modo, apenas usuários  interessados estarão seguindo a sua página e, provavelmente, consumindo o conteúdo e engajando ainda mais a conta.

+ Descubra também como fazer publicidade online no século XXI.

As mídias sociais não transforma seus negócios durante a noite. Pode levar meses para ver qualquer crescimento real ou resultados mensuráveis. Mas isso não significa que não esteja funcionando. Isso só leva tempo.

Jenn Herman, palestrante e consultora de social media.

Contudo, os resultados só aparecerão com o tempo caso as tentativas que estejam sendo realizadas comecem a surtir efeito. Antes do início do planejamento das réguas de conteúdo do Instagram e das redes sociais em geral, é necessário fazer uma pesquisa ampla de mercado, da concorrência e das principais tendências do marketing digital. Desta maneira, não é preciso ficar dando tiro no escuro, e sim, utilizar aquilo que vem dando certo. 

Está precisando melhorar os insights da sua conta do Instagram, aumentar as vendas da empresa e fortalecer a sua marca?

Entre em contato agora mesmo conosco e tire todas as suas dúvidas sobre os nossos serviços e entenda como funciona o nosso marketing digital para seres humanos.

Aproveite também para deixar o seu contato e receber informações semanais contando as novidades no mercado e do Marketing Digital. 

    Deixe uma resposta

    Close Menu

    Rua Emiliano Perneta, 297 - Sala 163

    Centro - Curitiba/PR