Skip to main content

Você já deve ter visto alguma marca se aproveitar de um momento específico e trazer um novo produto para venda ou para fazer uma ação publicitária, não é mesmo? Pois é, isso se chama Marketing de Oportunidade.

Por isso, hoje vamos te explicar tudo sobre este universo do Marketing de Oportunidade e como ele pode te ajudar a aumentar suas vendas, se utilizado da maneira certa. Confira!

– O que é Marketing de Oportunidade 

– A importância de estar atento às tendências do mercado

– Como aplicar o Marketing de Oportunidade?

– Exemplos de sucesso de nossos clientes 

– Os riscos de não aproveitar as oportunidades do mercado

Contrate uma empresa para melhorar as suas vendas.

O que é Marketing de Oportunidade

O Marketing de Oportunidade é uma estratégia utilizada para aproveitar datas comemorativas, eventos culturais e atuais, tendências e até mesmo ações da concorrência para se destacarem.

Você pode aproveitar essa estratégia de diferentes formas e em diversos cenários, como, por exemplo, datas comemorativas: Natal, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados. Ou eventos: Rock In Rio, Lollapalooza, Oscar.

Além disso, também pode ser criada em resposta a reportagens, entrevistas, estudos, tendências e trends, programas de entretenimento da atualidade, assim como ações da concorrência.

Mas o ponto-chave é que todas essas ações precisam ser entendidas pelo público como algo interessante e relevante para o momento. Ainda que muitas dessas iniciativas já estejam bem consolidadas no mercado, a criatividade e a espontaneidade são ingredientes essenciais para quem quer se destacar e ter sucesso com o Marketing de Oportunidade.

+Google Ads: tudo o que você precisa saber sobre esta ferramenta

A importância de estar atento às tendências do mercado

O Marketing de Oportunidade é uma estratégia em que aproveitamos eventos, tendências e situações atuais para criar campanhas que se conectem com o público.

Estar atento às tendências do mercado é essencial para que você possa identificar oportunidades relevantes e criar campanhas que sejam significativas e impactantes para o seu público.

Quando você fica atento às tendências do mercado, você pode se antecipar a possíveis mudanças no comportamento do consumidor, adaptar seus produtos e serviços às necessidades e desejos do público e se posicionar de forma mais estratégica em relação aos seus concorrentes.

Isso pode ajudar a criar vantagens competitivas e aumentar a visibilidade e reputação da sua marca!

Por exemplo, uma empresa que atua no setor de tecnologia pode aproveitar a tendência crescente de uso de dispositivos móveis para desenvolver aplicativos que atendam às necessidades do público. Já uma empresa que atua no setor de alimentos pode criar campanhas que explorem a grande preocupação do público com alimentação saudável e sustentabilidade.

Mas, é importante ressaltar que o Marketing de Oportunidade requer uma abordagem cuidadosa e sensível.

Às vezes é preciso evitar explorar temas sensíveis ou polêmicos apenas para ter ganhos comerciais, pois isso pode gerar uma reação negativa do público e prejudicar a reputação da sua marca.

Assim, estar atento às tendências do mercado é fundamental para que você possa criar campanhas de Marketing de Oportunidade que sejam relevantes, significativas e impactantes para o seu público, ajudando a fortalecer a imagem da sua marca e a criar vantagens competitivas.

+SEO: domine esta técnica e garanta os primeiros lugares em buscas

Como aplicar o Marketing de Oportunidade?

No mundo do Marketing Digital, é bastante comum falar sobre a importância de conhecer o seu público-alvo. No entanto, as empresas bem-sucedidas de hoje em dia nos ensinam que a chave para o sucesso em um mercado é mergulhar profundamente no universo dos consumidores.

Para aproveitar as oportunidades que surgem, é essencial seguir a receita de bolo das estratégias de sucesso, que talvez não seja tão simples. Isso envolve estudar o público sempre, avaliando a satisfação dos clientes, coletando feedbacks, analisando o comportamento dos seguidores nas redes sociais e outros canais.

Também é importante acompanhar as mudanças do mercado, como tendências, pesquisas e ferramentas utilizadas no momento, assim como observar as ações realizadas pelos concorrentes diretos e indiretos e a resposta do público a elas.

Além disso, no que diz respeito ao Marketing de Oportunidade, existem diversas outras iniciativas importantes que devem ser consideradas. Por isso é importante estar sempre atento e pesquisando.

+TikTok Ads: A chave para alcançar seu público jovem e engajado

Exemplos de sucesso de nossos clientes

Sendo assim, separamos dois grandes exemplos de como utilizamos o Marketing de Oportunidade com alguns de nossos clientes, que acabaram tornando-se cases de sucesso da agência. Confira:

Minancora no Rock In Rio

Você conhece a Minancora? Uma marca centenária que tem como seu carro-chefe a Pomada Minancora, a qual faz parte da tradição da família brasileira. Mas que, nesta ocasião, gostaria de divulgar seu produto Alívio para os Pés Minancora.

E utilizando da estratégia de Marketing de Oportunidade, criamos uma campanha toda atrelada ao grande festival de música que aconteceria em breve, o Rock In Rio!

Nós aproveitamos a oportunidade de um dos maiores eventos do Brasil, sendo um dos principais assuntos em alta da época, para criar uma estratégia de marketing direcionada aos frequentadores do festival e que oferecesse uma solução para pés cansados e doloridos daqueles que passariam horas em pé no festival.

A estratégia incluiu a distribuição de amostras gratuitas do produto e o uso de anúncios geolocalizados para promovê-lo aos frequentadores do festival.

No fim, a campanha foi um grande sucesso, pois aumentou a visibilidade, o engajamento e, consequentemente, as vendas da marca.

+Minancora no Rock In Rio: case de marketing de oportunidade

Black Yellow Uplay Fitness

Outro case de sucesso da nossa agência, que utilizou o Marketing de Oportunidade, foi a rede de academias Uplay Fitness. Uma rede de franquias que vende muito mais do que uma assinatura na academia, mas um estilo de vida saudável.

A oportunidade que vimos aqui foi a Black Friday, uma data, última sexta-feira de novembro, onde as empresas oferecem descontos atrativos aos seus clientes. Mas para a nossa campanha utilizamos o mês inteiro para divulgar e atrair mais clientes.

Então, com a Black Yellow November Uplay, divulgamos promoções especiais durante todo o mês de novembro. As promoções foram segmentadas para novos alunos e para alunos antigos e as estratégias incluíram o uso de e-mail marketing segmentado para os alunos cadastrados e o uso de anúncios pagos em redes sociais para alcançar novos alunos.

Os resultados foram uma taxa de abertura de e-mail de quase 50% e grande sucesso em alcançar novos alunos por meio dos anúncios pagos.

O que poderia ter sido apenas uma promoção de um dia, convertemos em um mês inteiro de aumento de vendas, renovação de planos antigos e visibilidade.

+Black Yellow da Uplay: mais um case de sucesso da Sonder

Os riscos de não aproveitar as oportunidades do mercado

Os maiores riscos de não aproveitar as oportunidades do mercado é ficar para trás e perder ótimas chances de aumentar suas vendas e engajamento.

O Marketing de Oportunidade é um aliado para você se destacar dos seus concorrentes e se conectar com seu público. Os exemplos de cases de sucesso da nossa agência mostram como uma data especial ou um evento pode ser utilizado para alcançar resultados diferentes do comum.

Como a Sonder te ajuda com essas estratégias

Por fim, vimos que para esta estratégia é preciso estar atento às novidades e acontecimentos afora. Mas eu te digo que você não precisa se preocupar com isso, quando tem uma equipe inteira preparada para pensar nas oportunidades que surgem para a sua marca.

Com a Sonder, você pode ter certeza de que as melhores estratégias para você e sua empresa serão colocadas como prioridade sempre. E então, poderá aproveitar os resultados obtidos com o Marketing de Oportunidade!


Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre esse e todos os outros serviços que podemos fazer por você hoje.

Aproveite também para deixar o seu contato e receber informações semanais contando as novidades no mercado e do Marketing Digital. 

    Deixe uma resposta

    Close Menu

    Rua Emiliano Perneta, 297 - Sala 163

    Centro - Curitiba/PR