Skip to main content

Com certeza você já conhece o Facebook ou o Instagram, não é mesmo? Agora, se você é um usuário ativo em uma dessas redes sociais, já deve ter visto algum tipo de anúncio no seu feed, estou certa? Esta é a mágica do Facebook Ads, uma ferramenta que anuncia a sua marca para as pessoas que você escolhe.

Então para você conhecer a fundo essa ferramenta e ver tudo o que pode realizar com ela, hoje vamos falar sobre os principais pontos do Facebook Ads. Confira!

  • O que é o Facebook Ads?
  • Como funciona?
  • Quais as vantagens dessa ferramenta?
  • Como anunciar no Facebook Ads?

Contrate uma empresa para melhorar as suas vendas.

O que é o Facebook Ads?

Simplesmente a ferramenta de anúncios da maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook Ads é um importantíssimo aliado às estratégias e campanhas de Marketing Digital.

Você já reparou naquelas postagens de produtos ou influencers onde logo abaixo do nome da página que postou está escrito “Patrocinado”? Este é um anúncio realizado através da plataforma Facebook Ads.

O Facebook Ads — ou Meta Ads — é um poderoso sistema de mídia paga que oferece muitas possibilidades de formatos e segmentações para empresas ou pessoas anunciarem dentro do Facebook ou do Instagram.

Com ele é possível criar diferentes tipos de anúncios, direcionando-os para as pessoas certas, o seu público-alvo. Você pode criar diversos públicos, com seus interesses, localizações, gênero, idades e outras opções. 

+Google Ads: tudo o que você precisa saber sobre esta ferramenta

Como funciona?

Anunciar nesta plataforma até que é simples. Mas o que demanda um maior trabalho é saber o que anunciar e para quem anunciar. Ou seja, não basta simplesmente colocar qualquer anúncio na plataforma, injetar um valor alto e esperar por um bom resultado. 

A resposta obtida depende de uma combinação entre o investimento, a segmentação e o formato indicado. E tudo isso varia conforme a estratégia da campanha escolhida. Por isso, é imprescindível que você saiba disso antes de anunciar, para não acabar gastando dinheiro à toa.

O anúncio:

Primeiramente, o anúncio deve ser bem-planejado e executado. Na plataforma existem várias opções de anúncios, pode ser uma imagem, um vídeo, um story, um reels, um carrossel. E a escolha certa vai depender da sua campanha programada anteriormente. 

Após escolher o formato, você deve criar uma copy (texto com escrita persuasiva utilizada no marketing) chamativa, que prenda a atenção de quem passar pelo seu anúncio dentro da rede social. Após ter sua copy escrita, a arte também precisa ser bem elaborada com um design que converse diretamente com o público que você deseja atingir. 

Por exemplo, você não irá divulgar uma marca de itens esportivos para homens de 25 a 35 anos e colocar na imagem uma foto de uma senhora de 60 anos sentada no sofá, não é mesmo? Por isso, o seu público-alvo deve estar bem estabelecido em sua estratégia antes de tudo.

A segmentação:

Além de segmentar o seu público-alvo para criar o anúncio, você ainda terá que criar uma segmentação dentro da plataforma do Facebook Ads, selecionando o máximo de informações sobre a sua persona e público-alvo. 

Esta parte na hora de anunciar no Facebook Ads é essencial para o sucesso da sua campanha! Na plataforma você pode escolher o gênero das pessoas que verão seu anúncio, a idade, o local onde vivem, suas rendas e até seus interesses. Tudo isso para que você consiga anunciar para quem realmente tem potencial de comprar seu produto.

Pensa comigo, se você possui um restaurante vegano, localizado no centro de determinada cidade, na hora de segmentar seu público não vai adiantar divulgar um anúncio convidando as pessoas para conhecer o local, em outras cidades distantes ou para o Brasil todo. Ou então para pessoas que apreciam um bom churrasco e não têm interesse pela vida vegetariana, não mesmo? 

Pensar na localização e nos hábitos das pessoas que irão receber o seu anúncio faz parte da segmentação da sua campanha, e ainda tem uma grande influência no resultado alcançado com o seu anúncio.

+Minancora no Rock In Rio: case de marketing de oportunidade

Quais as vantagens dessa ferramenta?

Podemos observar diversas vantagens em anunciar no Facebook Ads, como já falamos anteriormente, esta é a maior rede social do mundo, e ter visibilidade dentro dela, com certeza é ótimo para qualquer negócio. 

Mas vamos falar um pouco sobre as principais vantagens do Facebook Ads:

  • Ampla audiência: o Facebook Ads possibilita a veiculação do seu anúncio em duas das maiores redes sociais do mundo, o Facebook e o Instagram.
  • Segmentação: a plataforma te permite vários tipos de segmentações, como localização, gênero, faixa etária, faixa de renda, interesses, gostos, dentre outros.
  • Formatos: você pode escolher entre os diversos tipos de anúncios que a plataforma oferece, como carrossel, post único, reels, promoção, story, etc.
  • Acompanhamento de resultados: as campanhas dentro do Facebook Ads são fáceis de rastrear para mensurar seus resultados.
  • Testes e otimização: a plataforma também disponibiliza diversas métricas para você analisar suas campanhas, grupos de anúncios e anúncios.
  • Controle de gastos: você detém o controle total de gastos com seus anúncios, podendo limitar gastos, inserir orçamentos diários e custo por clique máximo. E a plataforma irá seguir o orçamento estabelecido o máximo possível.

+Twitter Ads: o que é e como utilizar para a sua marca?

Como anunciar no Facebook Ads?

Finalmente, agora que já sabe tudo sobre o que esta plataforma é e quais os benefícios que ela pode trazer, vamos ver como anunciar no Facebook Ads! 

Como mencionamos no início, criar um anúncio dentro da plataforma não é difícil. O que irá te demandar mais tempo, estudo e influenciar no sucesso do seu anúncio é o planejamento da campanha, execução do criativo e, principalmente, a segmentação escolhida.

Então vamos ver o que é preciso para anunciar de uma forma resumida?

  1. Você precisa ter ou gerenciar uma página no Facebook;
  2. Depois precisa acessar a sua conta no site do Facebook Business Ads e clicar em “Criar”;
  3. Agora você começa a personalizar sua campanha, escolhendo o seu objetivo, a segmentação do público, o local de veiculação e o orçamento disponível;
  4. Então é só escolher o formato do anúncio e inserir a sua arte;
  5. Por fim, você envia o seu pedido ao Facebook e aguarda a aprovação do mesmo.

Agora, se você deseja ter ajuda na hora de planejar sua estratégia, criar seu anúncio, segmentar seu público-alvo, definir seu orçamento e ainda gerenciar os resultados da sua campanha, é só entrar em contato com a Sonder!

Nós da Sonder temos uma equipe especializada e preparada para gerenciar uma ótima campanha para você, de acordo com seus objetivos e público. Então por que gastar o seu tempo — que muitas vezes é escasso — estudando cada detalhe do que é preciso sobre este assunto, quando temos profissionais qualificados esperando para te atender?


Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre esse e todos os outros serviços que podemos fazer por você hoje.

Aproveite também para deixar o seu contato e receber informações semanais contando as novidades no mercado e do Marketing Digital. 

    Deixe uma resposta

    Close Menu

    Rua Emiliano Perneta, 297 - Sala 163

    Centro - Curitiba/PR