Antigamente o marketing era feito de uma forma diferente, o objetivo era espalhar o máximo possível da sua empresa por aí, até que seu consumir se deparasse com alguma dessas propagandas feitas e comprasse seu produto, esta técnica é chamada hoje de Outbound Marketing. Já hoje em dia muita coisa mudou, inclusive a maneira de fazer marketing, as marcas mais atuais utilizam o Inbound Marketing para atrair seus clientes.
Saiba de uma vez por todas o que é esta técnica e confira as 5 dicas para você que está começando a utilizar o Inbound Marketing em seu negócio. Aqui você encontra:
- O que é Inbound Marketing?
- 1ª dica para o seu Inbound Marketing: Defina bem o seu objetivo
- 2ª dica para o seu Inbound Marketing: Analise seu público-alvo
- 3ª dica para o seu Inbound Marketing: Foque na Jornada de compra do seu cliente
- 4ª dica para o seu Inbound Marketing: Aprenda tudo sobre o Funil de Vendas
- 5ª dica para o seu Inbound Marketing: Invista na divulgação
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O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia que está sendo utilizada cada vez mais pelas empresas e negócios. Ela visa atrair leads interessados em algum assunto que tenha relação com a sua marca, assim que esta pessoa encontra seu conteúdo relevante em suas buscas, conteúdos estes que solucionam as suas dores e problemas, ele se transforma em um leitor da sua marca.
Quando isso acontece, este lead entra no famoso funil de vendas, que com uma boa estratégia aplicada, ele acaba por se tornar um cliente. Esta técnica é muito mais orgânica e sutil do que outras técnicas de marketing. Pois é o cliente que vai até você, atraído por bons conteúdos, que agreguem e tragam valor para ele, criando um relacionamento com a sua marca.
Basicamente o objetivo do Inbound Marketing é: Atrair, Converter e Vender!
Vamos logo para as dicas para você que está começando ou quer começar a aplicar o Inbound Marketing nas suas estratégias de marketing?!
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1ª dica para o seu Inbound Marketing: Defina bem o seu objetivo
Para começar com o Inbound Marketing é necessário definir bem o seu objetivo, é agora que você irá traçar suas metas, desenvolver as estratégias e bolar todo o plano a ser seguido.
O seu objetivo tem que ser o mais claro e específico possível. Você quer aumentar a suas vendas? Quer aumentar os leads de seu blog ou o tráfego de seu site? Ou ainda, quer aumentar os contatos gerados pelos clientes? Não importa qual seja o seu objetivo, ele precisa ser definido antes.
Só após saber com clareza o seu objetivo, podemos seguir para a segunda dica!
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2ª dica: Analise seu público-alvo
Agora você precisa estudar o seu público-alvo, além disso, deve criar uma persona para o seu negócio. Você vai precisar saber tudo o que se refere ao seu público, estudar cada detalhe, gerando o máximo possível de informações sobre ele.
Aqui vale mapear as dores da sua persona, os seus interesses, suas pesquisas na internet, suas habilidade, rotina, dificuldades, quais canais de comunicação mais utiliza e em quais horários, suas preferências, faixa etária, geolocalização, e muitas outras coisas.
Quanto mais informações sobre seu público-alvo e sua persona, melhor!
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3ª dica: Foque na Jornada de compra do seu cliente
Toda vez que alguém deseja adquirir algum novo produto, é como se essa pessoa passasse por uma jornada de compra. E conhecendo o seu público-alvo, você consegue estruturar uma boa jornada de compra para ele.
As etapas da jornada de compra consistem em:
- Aprendizado e descoberta: é quando a pessoa descobre que tem um problema, mas ainda não sabe como solucioná-lo;
- Reconhecimento do problema: agora o cliente já sabe bem qual é o problema e começa a buscar uma solução para ele;
- Consideração da solução: aqui ele já está na fase de comparação de diferentes soluções e empresas, buscando uma decisão de compra;
- Decisão de compra: é o momento onde ele decide e fecha negócio com uma empresa. Ele compra o produto!
É muito importante conhecer esta jornada de compra, pois seus conteúdos são feitos diferentemente para cada etapa desta jornada. Na descoberta e na busca pela solução do problema, seus conteúdos são mais genéricos, quase nem citando sua empresa, mas apresentando algumas soluções para o problema.
Já na etapa de consideração, você deve apresentar os diferenciais da sua marca e apresentá-la como solução dos problemas do seu lead. E somente na etapa final, na decisão, você oferece seu produto e com ele o contato do comercial, aqui vale oferecer também algum tipo de desconto ou vantagem para que seu cliente decida pelo seu produto.
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4ª dica: Aprenda tudo sobre o Funil de Vendas
Caminhando lado a lado com a jornada de compra do cliente, temos o Funil de Vendas. O funil vai te ajudar a direcionar o material certo para cada tipo de cliente, de acordo com qual parte do funil ele se encontra.
O funil de vendas se divide em: topo, meio e fundo do funil.
Por exemplo, o cliente que já foi atraído por algum material disponibilizado na internet por você, tornando-se um lead, está no topo do funil, para ele você irá direcionar seus materiais mais genéricos, falando do problema, trazendo algumas informações sobre soluções. Educando este futuro cliente para que continue caminhando e vá para a próxima fase do funil, que seria o meio.
Já para aquele lead no meio do funil, ele já sabe tudo sobre o problema e agora precisa saber sobre as soluções para ele. Aqui seus materiais serão mais específicos, trazendo a solução do problema de seu cliente, que é a sua empresa, fazendo com que ele caminhe um pouco mais para a próxima etapa do funil, o fundo.
Enfim chegou o seu momento, é hora de oferecer seus produtos e fechar a venda. É aqui que se utiliza aquele cupom de desconto, ou o frete grátis, algum benefício para que o cliente que chegou até aqui feche a venda com você.
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5ª dica para o seu Inbound Marketing: Invista na divulgação
É claro que nem todas as pessoas que entrarem em seu funil de vendas irão chegar até o final, alcançando seu objetivo. Por isso o seu papel é conseguir com que o máximo de pessoas entre neste funil, para que você tenha mais chances de mais pessoas completarem toda a caminhada do funil.
E é por isso que investir em divulgação é muito importante agora. Você precisa investir em conteúdos ricos e com muito valor para seu público-alvo e divulgá-los para as pessoas certas e no momento certo.
Com um conteúdo relevante, em um canal certo, direcionado para o público certo, as chances de você obter sucesso são muito maiores.
Confira os principais meios de divulgação do Inbound Marketing, que você pode utilizar para sua divulgação, nas etapas da jornada de compra e funil de vendas:
- Redes sociais;
- E-mail marketing;
- Blogposts;
- Marketing de afiliados;
- Anúncios pagos;
- Descontos e cupons;
- Promoções;
- Contratação de influenciadores digitais.
Agora que sabe como funciona o Inbound Marketing e como aplicá-lo em seu negócio, já percebeu que uma boa estratégia de marketing requer tempo, muito estudo e alguns investimentos, não é mesmo?!
Mas quem disse que você precisa cuidar disso tudo sozinho? É por isso que nós da Agência Sonder estamos aqui, para te ajudar a realizar a melhor estratégia de marketing para que consiga os melhores resultados.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre esse e todos os outros serviços que podemos fazer por você hoje.
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