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A internet tornou as pessoas mais curiosas. Querendo ou não, a facilidade em encontrar respostas, fomenta a vontade de consumir conteúdo. Hoje em dia, é muito difícil alguém comprar um produto ou investir em um bem, sem antes pesquisar sobre ele. Nesse sentido, o SEO para blog é uma estratégia fundamental para a sua marca. 

Tempo de leitura: 6 minutos

O SEO para blog é uma via de mão dupla. Primeiramente, ele é essencial para aumentar o reconhecimento da marca, pois melhora a visibilidade online e atrai tráfego qualificado. Em segundo lugar, ele é benéfico para o cliente, que consegue encontrar informações de qualidade. Contudo, para que ele traga resultados, é necessário desenvolver uma página otimizada, com conteúdo aprofundado e o uso de palavras-chave. Apostar nessas técnicas não só fortalece a presença da marca na web, mas também a posiciona como uma autoridade no seu nicho.

Neste artigo, vamos explorar dicas práticas, benefícios e como manter uma estratégia de SEO para blog que realmente traz resultados. Leia até o final e confira um case de sucesso da Agência Sonder, que aumentou o tráfego orgânico no site de um grande cliente!

Agora, confira os tópicos que vamos abordar:

  • O que é SEO e por que ele é importante?
  • Como manter uma estratégia de SEO para blog eficaz;
  • Dicas para otimizar o SEO para blog da sua empresa;
  • Mitos e verdades sobre SEO para blog;
  • Por dentro de um site de sucesso: confira resultados práticos de SEO para blog. 

O que é SEO e por que ele é importante?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas, que tem como principal objetivo otimizar um site ou blog para mecanismos de busca. A partir dessa técnica, é possível aumentar a visibilidade do conteúdo, direcionando tráfego orgânico para o seu blog. 

Benefícios do SEO para blog

  • Aumento de visibilidade: quando a empresa é uma das primeiras a aparecer nos resultados de busca, a chance dos usuários encontrarem sua marca aumenta;
  • Credibilidade e autoridade: blogs que aparecem nas primeiras posições dos mecanismos de buscas são vistos como referências, ajudando a construir a credibilidade da marca;
  • Custo-benefício: o tráfego orgânico gerado por SEO é gratuito e traz resultados a longo prazo;
  • Melhoria da experiência do usuário: um blog otimizado para SEO também é mais fácil de navegar, o que proporciona uma melhor experiência para o usuário.
Banner em vermelho com caixa de texto, em que está escrito: Hey, vamos conversar sobre marketing? Diga oi!

Como manter uma estratégia de SEO para blog eficaz

O SEO para blog é um processo contínuo que requer paciência e dedicação. Confira algumas dicas para tornar essa estratégia eficaz a longo prazo:

Pesquise palavras-chave

Palavras-chave são os termos que os usuários digitam nas plataformas de busca. O ideal é usar ferramentas como Google Keyword Planner ou Ubersuggest para descobrir quais palavras-chave são mais buscadas sobre a área de atuação da sua empresa. 

Crie conteúdo de qualidade

Aposte em conteúdo útil, informativo e relevante para o seu público-alvo. Dessa forma, os clientes não só são atraídos para o site, mas também passam mais tempo na página.  

Ao escrever o texto, ofereça uma nova perspectiva, com subtítulos, listas e imagens para tornar o conteúdo fácil de ler e ser mais envolvente.

Otimize títulos e meta descrições

Sobretudo, um bom título deve ser atraente e conter a palavra-chave. Ele precisa se assemelhar a forma que pessoas fazem buscas na internet, com linguagem simples e objetiva. Por exemplo:

  • Quais são os benefícios de…;
  • Como funciona …;
  • O que é…;

Além disso, é necessário escrever as meta descrições, que são pequenos resumos que aparecem abaixo do título nos resultados de busca. Elas devem ser concisas e persuasivas, com um CTA (call to action), incentivando o clique.

Use links internos e externos

Links internos ajudam os usuários a navegar pelos blogposts e aumentam a relevância das páginas, assim como o tempo da sessão. 

Já os links externos levam a sites de autoridade e aumentam a credibilidade do conteúdo. Além disso, eles incentivam outros sites a linkar para o seu blog.

Inbound Marketing: 5 hacks para otimizar a sua estratégia

Dicas para otimizar o SEO para blog da sua empresa

Já mencionamos algumas dicas básicas para que sua estratégia de SEO para blog comece a funcionar. Mas, é importante destacar que a otimização é um trabalho de formiguinha. Ele precisa ser feito um pouco todos os dias para alcançar os melhores resultados. Nesse sentido, confira algumas dicas extras para melhorar o retorno dessa técnica:

  • Analise o monitore o tráfego: confira quais páginas estão recebendo mais visitas e como você pode elevar os números para outros conteúdos;
  • Adapte-se à mudança do algoritmo: fique atento ao que os motores de busca levam em consideração para rankear as páginas e aposte nesses recursos;
  • Utilize estratégias de posts pilar e cluster: crie um artigo que será a “base” de conteúdo e escreva textos que o desmembrem, criando uma teia de blogposts bem estruturada;
  • Velocidade é tudo: ter um site responsivo, de rápido carregamento e que se adapte ao aparelho (computador, tablet, smartphone), é essencial para melhorar a experiência do usuário e fazer com que ele passe mais tempo explorando o conteúdo; 
  • Faça content pruning: mantenha seu site atualizado, revise artigos antigos e pode aqueles que não fazem mais sentido. 

5 dicas essenciais para quem está começando a aplicar o Inbound Marketing em seu negócio

Mitos e verdades sobre SEO para blog

Mitos e verdades sobre SEO paa blog

Por dentro de um site de sucesso: confira resultados práticos de SEO para blog

Aqui, na Agência Sonder, atendemos diversos clientes que querem impulsionar seus resultados com SEO para blog. Em especial, para a Minancora, marca tradicionalmente conhecida pelos produtos para a pele, o retorno é animador. 

Há alguns anos, estamos postando conteúdos que respondem às principais dúvidas dos clientes: por exemplo, como usar a Pomada Minancora, quais são os ingredientes dos produtos, como eles ajudam no tratamento de problemas de pele e por aí vai!

Com esse trabalho sólido, conseguimos atrair até 7873 visitas mensais nas páginas. 

Exemplo de resultado de SEO para blog

WordPress: o que é e por que sua empresa precisa dele

Até o momento, os conteúdos mais acessados, de janeiro a setembro deste ano, são:

Conteúdos mais acessados no blog da Minancora produzidos pela Agência Sonder

Atraia o público certo e aumente o reconhecimento da sua marca com a ajuda da Agência Sonder. Definitivamente, temos a expertise necessária para transformar os resultados da sua empresa com as melhores estratégias!

Banner da Agência Sonder. Ao fundo, uma imagem em preto e branco, com um LED de um aperto de mãos. O texto está em branco, com alguns destaques em azul e vermelho e diz: Quer saber mais sobre como se conectar com o seu cliente de uma maneira eficaz? Clique no botão abaixo e vamos conversar sobre marketing. Quero falar sobre marketing!

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