Todos os dias, a equipe da Agência Sonder faz uma extensa produção de conteúdo para os clientes. Cada empresa que atendemos é de um segmento único, o que significa que trabalhamos com diferentes linguagens, tons de voz e assuntos. Mas como nós conseguimos conciliar tantas postagens em diferentes redes sociais, e-mails marketing e artigos para blog?
Tempo de leitura: 7 minutos
Para que a produção de conteúdo traga resultados, sem perder a identidade das marcas, é necessário ter uma palavra em mente todos os dias: planejamento. No nosso caso, elaboramos uma nova estratégia a cada quatro meses e a chamamos de régua de conteúdo. É nela, que prevemos temas, quais objetivos os materiais devem atingir e qual o direcionamento deles. Dessa forma, o trabalho diário se torna mais assertivo e estratégico!
Neste artigo, vamos explorar os detalhes por trás da nossa produção de conteúdo. Leia até o final e descubra porque não fazemos apenas posts para Instagram, a partir dos seguintes tópicos:
- Qual a estratégia por trás da produção de conteúdo da Agência Sonder?
- Quais são as diferenças entre conteúdo para redes sociais, e-mail marketing e blog?
- Como incorporar novas tendências ao conteúdo?
- Por que a sua empresa precisa de produção de conteúdo?
Qual a estratégia por trás da produção de conteúdo da Agência Sonder?
Antes de tudo, quando um cliente entra para a carteira da Agência Sonder, fazemos um planejamento estratégico sobre a marca e o mercado. Nele, analisamos:
- Objetivos tangíveis (KPIs), que são todas aquelas metas que tenham o seu valor medido em números sem muita dificuldade, como quantidade leads, vendas, taxa de clique no e-mail, sessões de blog e engajamento nas redes sociais;
- Declaração de posicionamento e norteadores estratégicos da empresa;
- Lista de produtos a serem trabalhados durante a produção de conteúdo;
- Análise de concorrência com benchmarking;
- Estudo do público, com criação de personas, perfil de cliente ideal e jornada de compra;
- Planejamento do conteúdo, escolhendo o tom de voz, pilares de conteúdo, mood board e aspectos da identidade visual, como paleta de cores, tipografia, grafismos e texturas;
- Orçamento, em que decidimos a porcentagem ideal para os objetivos em cada fase.
A partir deste grande estudo, é possível alinhar como será a produção de conteúdo, com um olhar global para a marca, que vai estruturar o branding da melhor forma, seguindo as metas da empresa.
Por esse motivo, exaltamos que não fazemos apenas posts para Instagram. Temos um grande foco em planejamento, para que cada conteúdo faça parte de um fio condutor, que vai levar ao aumento das vendas e de reconhecimento.
Quais são as diferenças entre conteúdo para redes sociais, e-mail marketing e blog?
O planejamento estratégico para os nossos clientes tem duração média de seis meses a um ano. Enquanto ele está em prática, usamos diariamente os Pilares e Régua de Conteúdo para, de fato, produzir conteúdo.
Mas o que eles são?
- Pilares de conteúdo: definem a forma como vamos distribuir o conteúdo ao longo do tempo. Neste caso, consideramos os objetivos estipulados no planejamento, como reconhecimento de marca, vender constantemente ou urgentemente. Em seguida, estabelecemos o quantitativo de materiais dividido por três pilares: institucional, engajamento ou foco em produto;
- Régua de conteúdo: é nesta parte do planejamento que dividimos o quantitativo de materiais por meses, pensando no quadrimestre. Em seguida, elaboramos cada detalhe do conteúdo, como tema, linha editorial, objetivo, formato, entre outras características. Essa antecipação de quatro meses é de extrema importância, tanto para a qualidade e diversidade dos materiais, quanto para a organização de aprovação do cliente.
Agora, entenda como dividimos a produção de conteúdo para diferentes canais, mas ainda mantendo uma estratégia unificada, que constrói um planejamento 360º conectado e inteligente.
Como é a produção de conteúdo para as redes sociais?
Na produção de conteúdo para as redes sociais levamos em conta:
- Pilares de conteúdo:institucional, engajamento ou produto;
- Produto em foco;
- Linha editorial;
- Conteúdo;
- Objetivo: comentários, compartilhamentos, salvamentos ou cliques no link;
- Formato.
Lembrando que essa parte da produção ainda não é um briefing. A régua de conteúdo funciona apenas como uma base, que vai direcionar os conteúdos. A partir dela, surge a criação de fato, que pode alterá-la, se for necessário, para apostar em conteúdos virais ou novas oportunidades, por exemplo.
Como usar o Marketing de Conteúdo para otimizar o seu negócio
Como é a produção de conteúdo para e-mail marketing?
O e-mail marketing segue uma linha parecida à produção de conteúdo para as redes sociais, mas com algumas adaptações que este canal demanda:
- Pilares de conteúdo:institucional, engajamento ou produto;
- Produto em foco;
- Segmentação do e-mail;
- Tema do e-mail.
Fluxo de automação: uma estratégia de e-mail para Minancora
Neste caso, a segmentação é de extrema importância, para atingir os melhores resultados. Com ela, é possível direcionar e-mails de diferentes assuntos para os leads com maiores probabilidades de interesse. Dessa forma, a taxa de cliques e a conexão entre público e marca aumentam.
Como é a produção de conteúdo para blog?
Pensando em atingir os melhores resultados com SEO, a produção de conteúdo para blog aborda:
- Pilares de conteúdo:institucional, engajamento ou produto;
- Produto em foco;
- Título do blog;
- Palavra-chave e volume de busca;
- Categoria do blog no site.
SEO: domine esta técnica e garanta os primeiros lugares em buscas
Além de pensarmos estrategicamente nos assuntos do blog, com base na performance do que já foi produzido, a escolha da palavra-chave também é feita a dedo. Usamos a plataforma Ubersuggest para entender quais termos têm o maior potencial e como eles podem ser explorados de formas diferentes, visando o tráfego orgânico.
Como incorporar novas tendências ao conteúdo?
Aqui, na Agência Sonder, estamos sempre conectados às tendências do mercado para trazer conteúdos frescos para os clientes. Nesse cenário, a inteligência artificial não poderia ficar de lado.
Porém, não a usamos como protagonista, mas sim como assistente na produção de conteúdo. Aqui estão alguns Dos e Don’ts que seguimos diariamente:
Tem dúvidas de como criar conteúdo usando a inteligência artificial? Criamos um e-book exclusivo, com desafios e soluções para entrar nessa tendência da melhor forma. Basta clicar no banner abaixo, fazer o seu cadastro e receber acesso a este material!
Por que a sua empresa precisa de produção de conteúdo?
Definitivamente, a produção de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes para atrair, engajar e reter o público-alvo da sua empresa. Dessa forma, ao investir nessa estratégia, seu negócio consegue se destacar no mercado, oferecendo algo mais do que simples promoções: oferece educação, entretenimento e soluções para as dores do público.
Aqui, na Agência Sonder, temos um lema: humanos se conectam com humanos. Então, não adianta tentar trazer conteúdos replicados ou um tom de voz que não faça sentido. É preciso humanizar a sua marca, para estabelecer conexões com o seu público e, assim, a sua empresa vender mais e melhor.
Para que isso aconteça, fale com quem entende de humanidade, estratégia e criatividade. Na Agência Sonder contamos uma uma equipe especialista em trazer à tona o melhor da sua empresa, o que já trouxe inúmeros cases de sucesso. Fale com a gente!
Por fim, se você gostou deste conteúdo, também pode se interessar por: