Presença digital não é apenas criar conteúdo na internet, por meio de postagens nas redes sociais e artigos para blog. Estar presente no online está relacionado a criar uma comunidade, investir em branding e dialogar com o público-alvo da marca. Um desafio e tanto, tanto para novas empresas, quanto para as que já estão consolidadas no mercado, mas querem iniciar uma nova conversa, como é o caso da Cricket Brasil e Cricket Latam.
Tempo de leitura: 8 minutos
Durante a construção da presença digital, o marketing de conteúdo precisa ser bem estudado e desenvolvido com o máximo de estratégia. Definitivamente, não há espaço para um marketing vazio, apenas esteticamente agradável. Ele precisa, de alguma forma, se conectar com o público, seja na forma de engajamento, ensinando algo ou institucionalmente. No caso da Cricket, referência em isqueiros descartáveis desde 1961, conseguimos não apenas aumentar sua visibilidade nas redes sociais, mas também gerar resultados tangíveis de conversão de leads em um curto período de tempo.
Neste artigo vamos detalhar como criamos uma estratégia completa para alavancar a presença digital dessa marca, os desafios enfrentados, os aprendizados e os resultados obtidos até o momento. Então, leia até o final e descubra:
- Como construir uma presença digital estratégica?
- Quais são os benefícios de uma presença digital marcante?
- Qual foi a estratégia de crescimento da presença digital da Cricket?
- Como a Agência Sonder ajuda a sua marca a construir sua própria presença digital?
Como construir uma presença digital estratégica?
É possível dividir uma presença digital estratégica em três pilares: planejamento, consistência e adaptação. Dessa forma, é possível construí-la da seguinte forma:
- Defina objetivos e público-alvo: pergunte-se se a sua empresa precisa aumentar as vendas, construir autoridade no seu segmento ou aumentar o tráfego para o seu site, por exemplo. Além disso, entenda quem é o seu público, para atingi-lo de maneira assertiva;
- Escolha as plataformas certas, que fazem sentido com o objetivo: por exemplo, no mercado B2B, o LinkedIn pode ser uma escolha mais eficaz que o Instagram. Já para negócios B2C, o Instagram, TikTok e Facebook são plataformas essenciais;
- Invista em SEO e marketing de conteúdo: essa combinação pode posicionar a sua empresa como referência no setor, atraindo tráfego qualificado e aumentando a visibilidade online;
- Aposte em storytelling: conte histórias que humanizem sua marca e criem um vínculo genuíno com seus seguidores;
- Crie parcerias estratégicas: colabore com influenciadores para acelerar o crescimento de sua presença digital;
- Interaja com o público: use ferramentas como enquetes, perguntas, lives e chats para promover uma comunicação mais direta e engajada. Isso não só humaniza sua marca, mas também ajuda a construir confiança e lealdade.
- Monitore, meça e ajuste as ações: construir presença digital é um processo contínuo. Então, se uma plataforma não está trazendo o retorno esperado, reavalie sua estratégia e adapte-se para melhorar as chances de sucesso ao longo prazo.
Por que copywriting faz toda a diferença em campanhas?
Benefícios de uma presença digital marcante
Uma presença digital sólida oferece uma série de benefícios para marcas de qualquer porte. O aumento no número de seguidores e a geração de leads de qualidade são apenas a ponta do iceberg. Uma presença digital robusta é capaz de:
- Ampliar a visibilidade da marca: quando bem executada, a presença digital permite que uma marca seja vista por um número muito maior de pessoas, ampliando seu alcance e reconhecimento;
- Fortalece o branding: as interações nas redes sociais, quando alinhadas com a identidade da marca, ajudam a reforçar a percepção de qualidade e confiança.
- Gera oportunidades de negócio: a presença digital também é uma excelente maneira de converter leads qualificados, principalmente por meio de anúncios pagos;
- Permite adaptação e agilidade: o monitoramento constante permite ajustes rápidos, otimizando a estratégia de acordo com o comportamento do público e os resultados obtidos.
Qual foi a estratégia de crescimento da presença digital da Cricket?
Em novembro de 2024, a Cricket Brasil e América Latina (Latam) confiou à equipe da Agência Sonder a tarefa de aumentar sua presença digital nas redes sociais. O desafio é considerável: alcançar 50 mil seguidores no Instagram até outubro de 2025.
Contudo, a base inicial de seguidores era pequena, o que exige uma estratégia agressiva de crescimento.
A marca conta com um escopo limitado a nove posts mensais orgânicos. Dessa forma, a primeira etapa do processo foi entender o contexto da empresa e seus objetivos, para então desenhar uma estratégia completa de presença digital. A abordagem adotada foi dividida em duas frentes principais: conteúdo orgânico e mídia paga.
Foco no conteúdo orgânico
A produção de conteúdo foi a base da nossa estratégia. Nesse sentido, elaboramos conteúdos altamente relevantes, que não apenas fossem compartilháveis, mas também gerassem engajamento.
Para isso, focamos em tópicos que reforçassem o branding da Cricket, utilizando uma linguagem que ressoasse com o público-alvo, tanto no Brasil quanto na América Latina.
Nossas postagens focam em cores vibrantes e reforçam que o produto é amigo dos seguidores, acompanhando cada um deles, onde quer que eles estejam. Outros pontos de destaque são a confiabilidade, segurança e durabilidade dos itens da marca.
Aceleração com mídia paga
Apesar do foco no conteúdo orgânico, identificamos que a marca precisaria de um impulso adicional para alcançar seus objetivos de crescimento.
Assim, em 7 de novembro de 2024, lançamos a primeira campanha paga para complementar a estratégia. Utilizamos uma estratégia simples, mas muito assertiva: impulsionamos postagens chave, que já ganharam engajamento orgânico, com um botão que direciona o usuário a seguir a Cricket nas redes sociais.
Resultados iniciais: como a estratégia começou a gerar resultados tangíveis
Após apenas 11 dias de implementação da mídia paga, já começamos a ver resultados positivos. A estratégia híbrida (orgânica e paga) estava funcionando bem, e conseguimos gerar 15 leads qualificados:
- 5 leads provenientes do Brasil;
- 10 leads de outros países da América Latina.
Além disso, até o início de janeiro de 2025, observamos um crescimento significativo no número de seguidores das contas:
- Instagram Brasil: 836 seguidores (crescimento de 824 seguidores em 2 meses);
- Instagram LATAM: 513 seguidores (crescimento de 499 seguidores em 2 meses).
No dia 9 de janeiro, com a nova estratégia de direcionamento para o botão de interação, conseguimos acelerar ainda mais o crescimento, registrando um aumento de 303 seguidores no Brasil e 237 seguidores na América Latina.
Tudo isso foi possível por conta do monitoramento constante dos resultados. Com o uso de dashboards específicos para o Brasil e para a América Latina, conseguimos acompanhar o desempenho da marca em tempo real e fazer ajustes rápidos, sempre com base em dados.
Como a Agência Sonder ajuda a sua marca a construir sua própria presença digital?
A estratégia de crescimento da presença digital da Cricket Brasil e Cricket Latam está longe de terminar, mas as primeiras conquistas já demonstram que estamos no caminho certo.
Se sua empresa deseja alcançar uma presença digital marcante e gerar resultados concretos como esses, a Agência Sonder pode ser a sua próxima parceira estratégica.
Entre em contato e descubra como vender mais e melhor, com uma presença digital marcante!
Por fim, se você gostou deste conteúdo, também pode se interessar por: