Para começar o ano com o pé direito, empresas precisam olhar para o futuro, mantendo-se atentas ao que vem por aí: mudanças no comportamento do consumidor, novas tecnologias e abordagens que podem afetar diretamente os negócios. Por isso, acompanhar as tendências de marketing é essencial para ter melhores resultados em 2025.
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Se for possível prever o que estará em voga neste novo ano, acreditamos que será integração. Todas as tendências de marketing apontam para isso. Entre elas, o uso da inteligência artificial para segmentar leads e criar estratégias convergentes, usar novos canais para vender mais e criação de campanhas omnichannel. Todas essas ações buscam criar experiências unificadas para o público-alvo.
Neste artigo, vamos explorar cinco tendências de marketing digital para 2025, que vão mudar a forma que a sua empresa lida com o consumidor final. Elas são:
- Uso da IA para segmentação de leads;
- Social Selling: como as redes sociais influenciam vendas?
- Aposta em microinfluenciadores e nichos;
- Estratégia omnichannel: crie uma experiência unificada;
- Personalização na comunicação: torne cada interação única.
Uso da IA para segmentação de leads
A inteligência artificial tem desempenhado um papel cada vez mais importante no marketing digital, e uma de suas maiores inovações é a melhoria da segmentação de público. Em 2025, a IA será fundamental para identificar padrões de comportamento e determinar quais leads têm mais potencial para se converter em clientes, por meio de técnicas de lead scoring.
A partir dela, a IA permite que as empresas pontuem e classifiquem leads com base em diversos critérios, como interação com o conteúdo, histórico de compras e dados demográficos. Dessa forma, o processo de vendas se torna mais eficiente, pois a equipe pode se concentrar nos leads com maior probabilidade de conversão, otimizando o tempo e os recursos.
Benefícios do lead scoring
- Precisão aprimorada: a IA analisa grandes volumes de dados rapidamente, oferecendo resultados assertivos;
- Redução de custos: ao focar apenas nos leads com maior potencial, as empresas podem reduzir os gastos com campanhas ineficazes;
- Personalização de abordagem: a IA ajuda a adaptar a comunicação com os leads com base em seu comportamento e necessidades.
Social selling: a influência das redes sociais nas vendas
Em 2025, o social selling continuará sendo uma tendência. Mas o que é isso? Nada mais é do que usar as redes sociais para construir relacionamentos e aumentar as vendas.
É imprescindível entender que as plataformas sociais não são apenas para interagir com o público, mas também para negócios. Por meio de conteúdo relevante e interações personalizadas, empresas podem aumentar a confiança do consumidor, gerando mais oportunidades de vendas. Contudo, para que isso dê certo, é necessário apostar firme em branding!
Como integrar social selling na estratégia de marketing digital?
- Criação de conteúdo relevante: compartilhe conteúdos que realmente interessem o seu público-alvo, como artigos, vídeos e postagens informativas. Faça isso de forma humanizada, trazendo pessoas reais para a rede social;
- Interação com clientes: responda às dúvidas dos consumidores, participando ativamente nas conversas. No marketing, não basta falar, mas também ouvir. Use isso como uma oportunidade para entender como o seu consumidor pensa, quais são as demandas dele e de que forma o seu produto ou serviço pode ajudá-lo;
- Utilização de ferramentas de vendas nas plataformas sociais: muitas redes sociais, como o Instagram, já oferecem recursos para facilitar a interação entre empresas e consumidores. Aposte nelas para melhorar a experiência do consumidor e guiá-lo pelo funil de vendas com clareza.
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Aposta em microinfluenciadores e nichos
Os microinfluenciadores têm ganhado destaque nos últimos anos e não é à toa! Esses comunicadores têm um número menor de seguidores, mas contam com uma audiência muito mais engajada e focada em nichos específicos.
Empresas que trabalham com microinfluenciadores podem alcançar públicos altamente segmentados, aproveitando a confiança e a conexão genuína que esses influenciadores têm com seus seguidores.
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Apostando nessa tendência, conseguimos expandir o awareness de Minancora, a partir de uma estratégia com 50 microinfluenciadores, apenas usando a permuta dos produtos. Como resultado, o número do alcance das contas da marca nas redes sociais aumentou 71,3%!
Ao invés de apostar em uma influência generalista, seja assertivo e aposte em conexões humanas.
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Estratégia omnichannel: crie uma experiência unificada
A estratégia omnichannel tem se tornado cada vez mais essencial para empresas que buscam proporcionar uma experiência de marca consistente em todos os pontos de contato com o consumidor. Em 2025, a integração de canais será ainda mais crucial, pois os consumidores esperam interagir com as marcas de maneira fluida, seja por meio de redes sociais, e-mail, site ou atendimento físico.
Portanto, a chave para o sucesso da estratégia omnichannel é garantir que a experiência do cliente seja a mesma em qualquer plataforma, com uma comunicação integrada e personalizada.
Como adotar uma estratégia omnichannel eficaz?
- Entenda seu público-alvo: entenda os pontos de contato mais frequentes e os comportamentos ao longo do caminho de compra;
- Integre todos os canais: use uma plataforma de CRM para consolidar informações de todos os canais, criando uma visão única do cliente;
- Ofereça uma experiência consistente: a comunicação, a identidade visual e o atendimento da marca devem ser consistentes em todos os canais;
- Facilite a transição entre canais: permita que os clientes possam começar a compra em um canal e concluir em outro. Por exemplo, comprar online e retirar na loja, ou iniciar no app e finalizar no atendimento telefônico;
- Use a automação e a personalização: utilize ferramentas de automação para oferecer um atendimento mais ágil, como chatbots e campanhas de e-mail marketing segmentadas. Além disso, use dados do comportamento do cliente para criar ofertas e mensagens personalizadas em cada ponto de contato, aumentando as chances de conversão;
- Monitore e analise os resultados: com base nas métricas, ajuste sua estratégia para melhorar a experiência do cliente e os resultados da sua empresa.
Personalização na comunicação: torne cada interação única
A personalização da comunicação é um dos pontos mais fortes para o marketing digital em 2025 e pode ser incrementada a todas as outras tendências de marketing. Os consumidores cada vez mais esperam que as marcas se comuniquem com eles de maneira personalizada, levando em conta seu histórico de compras, preferências e comportamento online.
Como personalizar a comunicação de forma eficaz
- Segmentação avançada: utilize ferramentas de análise de dados para segmentar seu público de maneira mais precisa;
- Automação de marketing: implemente sistemas que permitam enviar mensagens automatizadas, mas personalizadas, de acordo com o comportamento do cliente;
- Ofertas personalizadas: envie promoções e recomendações de produtos baseadas no histórico de compras e interesses do cliente.
Coloque as tendências de marketing em prática com a Agência Sonder
Todas essas tendências de marketing para 2025 podem parecer simples no papel, mas demandam planejamento e, claro, estratégia. Justamente, por objetivarem a integração, é necessário que elas estejam muito bem alinhadas e condizentes com a essência da empresa.
Portanto, para obter os melhores resultados, é essencial ter um parceiro com a Agência Sonder, que tem expertise no mercado um portfólio extenso de cases de sucesso.
Comece 2025 com o pé direito, vendendo mais e melhor, de forma humanizada.
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