Skip to main content

As redes sociais dominaram o campo da comunicação e marcar presença nelas é fundamental para as empresas. É nesse cenário que a função do Social Media se faz indispensável, já que é esse profissional que vai elaborar as estratégias para impulsionar as marcas no digital. 

Hoje, vamos compartilhar um case de sucesso, no qual juntamos o Marketing de Conteúdo e o Marketing de Influência para alavancar o Instagram da Minancora. Então, nos acompanhe nessa jornada e fique por dentro das estratégias que utilizamos

– O que exatamente o Social Media faz?
– Marketing de Conteúdo eficiente para as redes sociais
– Marketing de Influência para o Instagram
– A junção do conteúdo e da influência
– Um case de sucesso no Instagram da Minancora
– Alcance números satisfatórios com a Sonder

Contrate uma empresa para melhorar as suas vendas.

O que exatamente é um Social Media?

Primeiramente, é importante ressaltar que o Social Media é fundamental para o Marketing Digital. As redes sociais dominam a comunicação online, então um especialista nas redes é o que pode fazer o seu negócio crescer.

Muitos acreditam que o Social Media é só alguém que gerencia as redes sociais, postando alguns conteúdos, respondendo mensagens e comentários. Mas esse profissional é muito mais do que isso. Ele é um estrategista que sabe transformar dados em escolhas inteligentes. 

Sendo assim, esse profissional é uma das chaves essenciais para um Marketing de Conteúdo e um Marketing de Influência eficientes.

+ Google Trends: entenda como estar por dentro das tendências

Marketing de Conteúdo eficiente para as redes sociais

Agora que você já está por dentro do que o Social Media faz, é hora de entender melhor sobre o Marketing de Conteúdo, uma estratégia poderosa que ajuda a angariar seguidores e leads para uma marca.

Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Essa estratégia nada mais é que planejar, criar e publicar conteúdo relevante e valioso para atrair, engajar e reter o público-alvo. Ou seja, trata-se de um conteúdo, de fato, atrativo que envolva o público. Este pode ser algo educacional e informativo, ou até um entretenimento. 

Existem diversos métodos para aplicar Marketing de Conteúdo, mas um dos pontos-chave é o fator humano. E é por isso que o profissional Social Media é fundamental. 

Hoje, existem diversas inteligências artificiais que geram conteúdo, mas nem sempre é eficiente. Afinal, o mundo da comunicação pede a percepção humana, não é mesmo?

E como fazemos aqui na Sonder?

Aqui na Sonder, nós temos a máxima que é: humanos primeiro. Isso porque prezamos por um marketing essencialmente humanizado. Afinal, ele é feito de pessoas para pessoas. 

Todo quadrimestre, nosso time planeja uma régua de conteúdo moldável. Isso significa que ela precisa ter espaço para as tendências porque timing é tudo!

A partir disso, dividimos o conteúdo entre os cinco pilares: educacional, promocional, institucional, de engajamento e de UGC (User Generated Content). 

E tudo depende de dados, é claro. 

A Minancora, por exemplo, possui um grande engajamento do público devido à nostalgia. Sendo assim, em nossa última régua, nós aumentamos a porcentagem de UGC e de postagens de engajamento. E funcionou, mas logo a gente fala mais sobre isso! 

+ Marketing de Oportunidade: aproveite as tendências para vender

Marketing de Influência para o Instagram

Hoje em dia, o Marketing de Influência é mais essencial do que nunca. É claro que ele sempre existiu, mas de outras formas. As novelas, por exemplo, sempre tinham algo que influenciava o público. 

Quem lembra do famoso esmalte azul da Clara, interpretada pela Giovanna Antonelli? Era uma febre, todo mundo queria o esmalte.

Ainda é comum esse tipo de publicidade na TV, mas com a onda massiva dos influenciadores digitais, as marcas estão investindo cada vez mais nas figuras online. 

+ Influencer digital – entenda o impacto deles para a sua estratégia

Mas não é só trazer o influencer, é preciso ser estratégico

Toda a comunicação deve ser feita para um público-alvo, do contrário, ela não comunica. É por isso que um dos pontos fundamentais do Marketing de Influência é, de fato, estudar aquele ou aquela influenciadora. 

Nem sempre o influencer que bombou em uma trend é quem vai ajudar a impulsionar a marca. Isso por diversas razões. 

Pode ser que o público daquele influencer não esteja consolidado, ou não seja um público engajado fora da trend viral, ou então o conteúdo dele não é tão alinhado com o da marca.  

Dessa forma, seja o próprio Sherlock Holmes na hora de analisar o perfil da pessoa. Olhe os comentários, os seguidores, as visualizações, o conteúdo, perfil do público e tudo que puder. 

É preciso ser assertivo nessa hora e logo a gente conta sobre a parceria que bombou com a Minancora.  

+ Gestão de redes sociais: será que minha empresa precisa?

A junção do conteúdo e da influência

Com toda certeza, você já foi impactado(a) sem querer pelas famosas publis, não é mesmo?  

Uma estratégia que os influenciadores, as agências e as marcas estão utilizando é elaborar roteiros de entretenimento e no meio inserir a publi. É uma forma de merchandising e/ou product placement.

E repare, sempre vai ter algum comentário dizendo “de novo fui pego(a) pela publi”. Mas as pessoas engajam porque aquele vídeo ou aquela postagem estática é mais que uma publicidade, é um conteúdo e o público quer conteúdo

Dessa forma, foi pensando nisso que criamos a nossa estratégia de Marketing de Conteúdo e de Influência para a Minancora

+ Histórias que vendem: a importância do storytelling para a sua empresa

Um case de sucesso no Instagram da Minancora

O Alisson Spitzner, ou Best para os íntimos, viralizou no Instagram falando sobre a sua rotina, família e estilo de vida. O seu jeito encantador, amoroso e essencialmente brasileiro conquistou o coração do Brasil.

Analisando estrategicamente o perfil do Best, ele possui 720 mil seguidores que são, majoritariamente, das classes econômicas C, D e E. Além disso, o seu público é fiel e extremamente engajado. Afinal, o Alisson realmente os trata como amigos.

Ou seja, ele é perfeito para a Minancora. O perfil de público da marca é extremamente alinhado com o do Alisson, sem falar do apelo à brasilidade que é a cara da Minancora.

O segredo do sucesso dessa parceria

Nós, como agência da Minancora e estrategista que somos, sabíamos que fechar uma parceria com o Alisson era essencial. 

Sendo assim, acionamos a equipe dele e montamos uma apresentação para a cliente Minancora. Com tudo acordado, era hora de colocar a mão na massa e fazer toda a parte técnica de planejar o briefing, o conteúdo e a postagem. 

E com o Alisson, nós fizemos diferente. Lembra que o Social Media precisa nutrir um bom relacionamento com o influenciador? Então, esse é o segredo e ele é essencial.

Nós sabíamos que a essência do Best é justamente o seu jeito autêntico de falar com o público e nós queríamos exatamente isso. Então criamos um briefing mais solto, sem um roteiro propriamente dito. Tudo para que ele pudesse ser espontâneo. E deu certo

Trouxemos o Marketing de Conteúdo para a estratégia e orientamos o Alisson a falar de objetos que exalassem afetividade e brasilidade. Com isso, ele mesmo selecionou aquilo que fazia sentido para ele, gravou o conteúdo e encaixou a publi com sucesso. 

O vídeo era para a campanha de redesign da Pomada Minancora, cuja ideia era renovar sem perder a essência. O que o Best conseguiu traduzir muito bem no vídeo:

Quem não amou o best vestido de cowboy na escola, não é mesmo? 

+ Por dentro do redesign da Minancora: um case de sucesso Sonder

Os resultados falam por si só…

Como o público do Alisson é alinhado com o público da Minancora, nós sabíamos que a parceria renderia mais seguidores para o Instagram oficial da marca, só não sabíamos que ultrapassaríamos a meta. 

A página tinha 95 mil seguidores e o nosso objetivo inicial era atingir a marca de 100 mil. Nós batemos a meta em poucos dias e hoje já estamos com 103 mil seguidores. E o mais importante, é um público que, de fato, engaja na página. 

O vídeo em si alcançou:

  • 384 mil visualizações
  • 496 comentários
  • 720 envios

Os resultados são bastante satisfatórios, pois ultrapassaram as nossas estimativas. Isso mostra que saber converter dados em escolhas inteligentes é essencial para uma Agência de Marketing Digital. 

+ 10 estratégias de marketing para impulsionar o seu negócio

Alcance números satisfatórios com a Sonder

Por fim, é evidente que as estratégias bem pensadas são muito importantes para uma marca. Aqui na Sonder, nós temos uma cultura de que o sucesso do cliente é o nosso sucesso e levamos isso muito a sério. 

Por isso que a Minancora alcançar esses números é tão importante para nós. E a sua marca pode ter resultados incríveis também. 

Com a Sonder, você pode ter certeza que cuidaremos da sua empresa como se fosse nossa. Nós temos uma equipe inteira preparada para pensar nas melhores oportunidades para impulsionar o seu negócio. 

Pessoas mexendo no computador. Texto: hey, vamos conversar sobre Marketing? Diga oi!

Portanto, se você quer marcar a sua presença no digital, nós da Agência Sonder estamos aqui para te ajudar. 
Você viu por si só a nossa expertise no assunto e não para por aí, pois temos sede de conhecimento e estamos em constante aprendizado. Sendo assim, somos a escolha certa para guiar a sua marca nessa jornada.

Deixe uma resposta

Close Menu

Rua Emiliano Perneta, 297 - Sala 163

Centro - Curitiba/PR