A inteligência artificial no marketing precisa deixar de ser um tabu. Usar essa tecnologia em processos do dia a dia é uma forma de criar conteúdo com mais eficácia. No entanto, não é só fazer perguntas para o ChatGPT e esperar respostas brilhantes. A ferramenta precisa de contexto!
Tempo de leitura: 6 minutos
Definitivamente, a inteligência artificial no marketing facilita a geração de ideias, edita textos em minutos e escreve textos em massa. Mas, ela não é milagrosa! Nesse sentido, os prompts são muito importantes. Eles são responsáveis por direcionar a tecnologia a buscar as respostas certas. A partir disso, é possível melhorar a eficiência da equipe de conteúdo e aumentar o tempo para focar em algo que só os humanos conseguem ter: criatividade!
Neste artigo vamos explorar como usar a inteligência artificial no marketing para alavancar resultados e criar conteúdos de alta qualidade. Para isso, vamos trazer explicações sobre os seguintes tópicos:
- Como a inteligência artificial no marketing é uma aliada?
- Exemplos de uso de inteligência artificial no marketing;
- Desafios da IA;
- Descubra um guia completo para usar inteligência artificial no marketing.
Como a inteligência artificial no marketing é uma aliada?
A inteligência artificial no marketing se destaca particularmente na criação de conteúdo. Por exemplo, o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, tem a capacidade de gerar textos, responder perguntas, e até ajudar na programação e tradução.
Confira algumas soluções que essa ferramenta pode trazer:
Se você está com essa dificuldade… | Tente fazer isso! |
Ter novas ideias | Use o ChatGPT para criar títulos atraentes ou sugerir temas relevantes para seu público. |
Produzir conteúdo rapidamente | Indique para o ChatGPT qual o tom de voz, tema do conteúdo e qual o canal dele. Assim, a IA usa essas informações e produz um texto em segundos. |
Achar que o texto não está bom | Peça para o ChatGPT revisar e sugerir melhorias para tornar seu conteúdo mais envolvente e preciso, poupando tempo e esforço na edição. |
Adaptar conteúdo para várias plataformas | O ChatGPT pode gerar diferentes versões do mesmo texto para blogs, redes sociais, e-mails e mais. Isso facilita a manutenção da consistência para diferentes canais. |
O papel do profissional de marketing na era digital
Dos e Don’ts da inteligência artificial no marketing
Já deu pra perceber que a inteligência artificial no marketing traz diversos benefícios. Mas, agora, veja o que dá e não pra fazer com a IA no dia a dia de trabalho:
Exemplos de uso de inteligência artificial no marketing
Agora, que você já viu como usar a inteligência artificial no marketing, confira alguns usos práticos da IA:
- Criação de estratégias de lançamento: utilize a IA para elaborar estratégias de lançamento de produtos, com um plano detalhado de ações;
- Anúncios online: crie anúncios eficazes para plataformas como Google Ads, promovendo produtos ou serviços de maneira impactante e direcionada;
- Otimização de SEO: confira dicas para alavancar o posicionamento do seu blog em plataformas de buscas e, assim, atrair mais visitantes qualificados de forma orgânica;
- Planejamento de mídia social: desenvolva um calendário de postagens para redes sociais, adaptando o conteúdo às características de cada plataforma.
Como fazer um bom planejamento de marketing?
Desafios da IA para se ter em mente
Como toda tecnologia, a inteligência artificial apresenta desafios. É necessário que as equipes de marketing e os clientes entendam esses empecilhos para superá-los e, assim, produzir conteúdos ainda mais completos.
Sempre é importante ressaltar que a IA não substitui o trabalho humano, apenas o torna mais fácil em alguns aspectos, para que seja possível focar no que é realmente necessário, como criatividade, soluções de problemas e pensamento estratégico.
Confira agora alguns desafios da inteligência artificial:
Qualidade das respostas
Um dos principais desafios da inteligência artificial no marketing é garantir a qualidade e precisão das respostas. Ferramentas, como o ChatGPT, podem produzir textos automaticamente, mas nem sempre os resultados são perfeitos.
Interpretação literal
A IA interpreta textos de maneira muito literal, o que pode resultar em conteúdos que não capturam nuances, metáforas ou expressões regionais. Dessa forma, a criatividade precisa ser ainda mais exaltada e estimulada entre as equipes.
Informações desatualizadas
Muitos modelos de IA só fornecem informações até uma determinada data e podem não refletir as atualizações ou mudanças recentes no mercado.
Falta de personalização
Embora a inteligência artificial possa criar conteúdo em massa e personalizar mensagens, o ChatGPT ainda falha em capturar profundidade e complexidade do comportamento humano. Isso pode resultar em mensagens que não geram conexões com o público.
Descubra um guia completo para usar inteligência artificial no marketing
Neste artigo, falamos brevemente sobre como usar a inteligência artificial no marketing. Mas, pensando nas empresas que desejam consumir um conteúdo mais aprofundado sobre o tema, nós produzimos um e-book completo sobre IA!
Entenda como o ChatGPT funciona na prática, porque ele traz tantas soluções e desafios e descubra prompts incríveis para usar no dia a dia.
Para ter acesso a esse material, clique no banner abaixo, faça o seu cadastro e baixe o e-book!
Se você gostou deste conteúdo, também pode se interessar por: