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Já ouviu falar sobre o Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo? Este assunto está em alta quando nos referimos ao marketing digital. Mas não é de hoje que esta técnica é utilizada. 

Para facilitar para você, preparamos um material completo com tudo o que precisa saber sobre o Content Marketing, separando-o em tópicos:

  • O que é o Content Marketing, ou Marketing de Conteúdo?
  • Quando o Content Marketing começou?
  • Como aplicar o Content Marketing?
  • Como utilizar o Content Marketing para aumentar sua taxa de conversão?
  • Porque o Marketing de Conteúdo é importante para o seu negócio?

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O que é o Marketing de Conteúdo ou Content Marketing?

O Content Marketing é uma estratégia utilizada para fornecer conteúdos de qualidade para o seu público-alvo — pode ser através de um blog, e-mails, e-books, posts nas redes sociais, podcasts, entre outras opções — com o objetivo de oferecer um bom conteúdo com a resolução dos problemas do leitor, para que se torne autoridade naquele assunto. 

Dessa forma, quando os leitores forem buscar algum produto, lembrarão de você, como solução dos seus problemas, convertendo assim, seus leitores em clientes.

+Estratégias de comunicação visual: como o design alavanca as vendas.

Quando o Marketing de Conteúdo começou?

Que esta técnica de marketing não iniciou nos dias de hoje já sabemos, há anos vemos grandes marcas realizarem este tipo de abordagem para atrair seus clientes. Como o Guia Michelin, por exemplo.

Criado no início dos anos 1900, o Guia Michelin, feito por uma fabricante de pneus, foi um dos primeiros registros de uma empresa utilizando o Content Marketing. Era um guia informativo, com dicas de viagens, hotéis e restaurantes para as pessoas conhecerem. 

O objetivo era que as pessoas rodassem mais com seus carros para que precisassem trocar de pneus com mais frequência. E quando o momento da troca de seus pneus chegava, eles lembravam da marca Michelin, pois a mesma tinha conseguido criar um vínculo com o cliente, dando boas dicas, tornando-se uma autoridade para eles.

Como aplicar o Content Marketing?

A aplicabilidade desta estratégia requer um pouco mais de tempo e empenho, e principalmente de bastante estudo. Confira:

  1. Você deve conhecer seu público. Saber a fundo quem faz parte do grupo de possíveis clientes da sua empresa, conhecer todas as suas “dores” — os problemas que gostariam de resolver —, o que gostam de consumir e muito mais. Aqui, todo tipo de informação é válida para montar sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
  1. Precisa encontrar o melhor canal de comunicação. Esta parte fica fácil de escolher depois que realiza uma boa pesquisa do seu público. Quais redes sociais eles mais utilizam, eles leem e-mails ou blogs? Ou preferem assistir vídeos? Preferem vídeos longos ou vídeos curtos? Artigos ou posts? Tudo isso é importante na hora de decidir qual canal utilizar para conversar com seu público.
  1. Seja o mais original possível. Sabemos que hoje em dia temos tantas opções que não necessariamente precisamos criar uma nova rede social só para falar com seu público, mas é importante ter em mente que o seu conteúdo precisa ser original. Você não pode simplesmente copiar o que os outros estão fazendo e esperar ter os mesmos resultados. Então encontre a sua linguagem, a qual converse melhor com o seu público, inove em como transmitir o seu conteúdo, e principalmente, entregue algo de qualidade para eles.
  1. Chegou o momento de resolver os problemas dos seus leitores. Tente ao máximo trazer resoluções, pesquise sobre o que eles mais sentem falta em questão de conteúdo, traga respostas cada vez melhores para eles. Todos buscam algo, tente responder o máximo das dúvidas do seu público, mesmo que eles nem estejam imaginando essas perguntas ainda, se antecipe, mostre o problema já com a solução.
  1. Agora que você já conquistou o seu público, já resolveu alguns dos seus problemas, apresente o seu produto como uma solução para seus leitores. Quando você consegue a confiança de seus leitores fica fácil falar sobre o seu produto: eles enxergam autoridade em você.  

+Data Marketing: unifique essa estratégia com a sua produção de conteúdo.

Por que o Marketing de Conteúdo é importante para o seu negócio?

Já vimos o que é o Content Marketing, como aplicá-lo para os seus futuros clientes, então chegou o momento de mostrarmos o porquê esta estratégia é tão importante para o seu negócio.

✔ Com o seu conteúdo inserido nos lugares certos da internet, você ganha mais leads, mais pessoas entram em seu site ou em suas redes sociais, você ganha mais visualizações. A sua marca se torna cada vez mais vista e conhecida.

✔ ️ O seu negócio ganha mais interação. Quanto melhor for o conteúdo e melhor for a distribuição dele, mais interação este conteúdo gera e sua marca também, respectivamente. A sua conexão com seus clientes se torna mais forte e eficiente.

✔ ️ A sua empresa ganha mais credibilidade e confiança. Produzir conteúdos de qualidade faz com que o seu negócio se torne autoridade naquele mercado e consequentemente, ganha credibilidade e confiança.

✔ O seu pós-venda fica mais efetivo e colaborativo, você tem mais chances de converter seus leitores a se tornarem clientes fiéis, com compras corriqueiras e ainda podem falar sobre o seu produto para os próximos a eles. 

✔ O seu custo por conversão fica mais baixo. Quando falamos em custo por conversão, falamos do quanto você gasta para cada clique em seu site, ou cada compra de seu produto. Quando você ganha a confiança de seus leitores e eles tornam-se clientes, este valor baixa, pois eles já vão direto para o momento da conversão, ou compra, quando precisam de algo. 

+Como um site responsivo melhora o marketing da sua empresa.

Como o Content Marketing pode aumentar sua taxa de conversão?

Depois de tantos benefícios que o Content Marketing pode trazer para o seu negócio fica fácil de imaginar como ele pode aumentar a sua taxa de conversão, não é mesmo?

Não posso dizer que é fácil virar referência em determinado assunto ou mercado, com certeza trilhar este caminho demanda tempo, estudo e muita estratégia. Tempo este, que muitos dos empresários não possuem de sobra, para estudar sobre o assunto e seu público-alvo. É por isso que muitas empresas estão recorrendo a Agências de Marketing, como nós da Sonder, para que façam este trabalho por eles. Não somente na pesquisa, mas também na elaboração e divulgação correta deste conteúdo de qualidade.

Pois sabemos que cada vez mais os consumidores estão mais exigentes, hoje em dia não adianta escrever qualquer coisa, apenas para preencher um espaço. O conteúdo tem que entregar valor e solução para as pessoas, senão será apenas mais um conteúdo que será passado para o lado, sem nem sequer prender a atenção do leitor por alguns segundos.

E respondendo a pergunta inicial, o Marketing de conteúdo ajuda no aumento da taxa de conversão, pois quando um especialista em determinado assunto posta algo novo, aqueles que já tiveram seus problemas solucionados por seus conteúdos, aceitam com mais facilidade o que ele está dizendo. Estando ele indicando um produto novo, pedindo um compartilhamento ou até mesmo oferecendo um serviço. Seus apoiadores estarão ali para fomentar esta divulgação.


Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre esse e todos os outros serviços que podemos fazer por você hoje.

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