Atrair o desconhecido, reconhecer e entender todas as suas dores, identificar e expor soluções através de um conteúdo de qualidade para depois convertê-lo em cliente. Sim, a comunicação visual e o design tem um papel fundamental para destacar a sua marca e aumentar muito o número de vendas da sua empresa.
Segundo dados da maior pesquisa de marketing digital da América Latina, realizada pela Rockcontent, mais de 75% das empresas brasileiras já utilizam recursos de design e produção de conteúdo, seja para as redes sociais, seja para a elaboração de anúncios, e-mails, entre outros.
Em outras palavras, podemos dizer que a utilização da comunicação visual e do marketing digital não é apenas um adicional para as empresas, e sim um fator chave na hora de converter os leads.
Mas afinal, qual o significado de comunicação visual e do design e como exatamente eles impactam nas vendas da sua empresa?
Comunicação visual: o que é e como fazer
Você sabia que as pinturas rupestres são consideradas uma espécie de comunicação visual?
Presente desde a pré história, ela tem como principal finalidade transmitir conhecimentos e informações através de recursos visuais. Muitas vezes, essa mensagem não precisa, necessariamente, conter texto e som. Muitas vezes, a arte fala por si só.
No vocabulário da maioria das pessoas, design significa aparência. É decoração de interiores. É o tecido de cortinas, do sofá. Mas para mim, nada poderia estar tão longe do significado de design. Design é a alma fundamental de uma criação humana, que acaba se expressando em camadas externas sucessivas do produto ou serviço.
Steve Jobs.
A utilização de gráficos, vídeos, artes, fotografias, imagens, desenhos, apresentações. Tudo isso é uma maneira de se comunicar visualmente.
Atualmente, o impacto de uma agência de marketing é um fator-chave para a produção da comunicação visual de uma empresa. De acordo com um estudo realizado pela Ethos3, mais de 90% das informações captadas pelo cérebro são visuais, ou seja, o público costuma selecionar produtos e serviços que contam com um design mais diferenciado e chamativo.
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Nesse sentido, observando que praticamente toda a população começa a se interessar pelo produto por meio do visual, é preciso entender como fazer um design cativante que prenda o consumidor nas redes sociais.
Design: Como aplicar e qual o seu impacto para as vendas?
Antes de mais nada, é preciso contratar um profissional de design para a sua empresa – ou contratar uma agência de marketing por completo – seja freelancer ou não. Toda a estratégia de marketing digital é dependente de um bom designer, e, consequentemente, de uma boa produção visual.
Melhorar a experiência dos consumidores, consolidar a marca, passar credibilidade e profissionalismo, destacar a empresa perante aos concorrentes e, principalmente, alavancar o número de vendas. O design engloba toda a produção de conteúdo e criação de uma marca, caminhando com o consumidor desde o início até o final da jornada de compra, passando pelo topo, meio e fundo do funil.
Nos tempos atuais, com as constantes atualizações das redes sociais e as novas tendências do marketing digital, algumas estratégias de design ficaram muito importantes para gerar maior engajamento e despertar o desejo no leitor e consumir e compartilhar o conteúdo.
Vamos acompanhar algumas dessas mudanças para o universo da comunicação visual:
- Carrossel
Uma imagem só, solta no feed? Até pode engajar, mas dificilmente supera o envolvimento do público com os carrosséis.
Primeiramente é bom entender o que é um carrossel. Simples e de maneira resumida, ele trata-se de uma sequência de imagens ou vídeos que se complementam. Qualquer post para as redes sociais com mais de uma imagem é considerado um carrossel.
Contudo, só postar uma sequência de imagens sem algo que faça sentido não é tão vantajoso. O objetivo do carrossel é sempre deixar algo para que o consumidor continue deslizando a tela até a última imagem e para isso acontecer é necessário caprichar na curiosidade.
O primeiro passo é ter uma imagem principal cativante, por exemplo: tudo mudou, 5 dicas para melhorar o seu marketing, o que aconteceu com o Instagram… Logo depois, é preciso manter o cliente até o CTA final, deixando uma mensagem “incompleta” em cada tela do seu carrossel.
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- Reels
A plataforma que mais cresceu e engajou nos últimos tempos junto com o Tik Tok. Os reels são vídeos curtos – de até um minuto no máximo -, descontraídos e diretos. A produção pode ser bem variada: com uma edição bem elaborada, um roteiro simples e criativo, um vídeo mostrando o roteiro de trabalho, entre outras ideias.
A utilização de hashtags adequadas, textos curtos e criativos e, principalmente, parceria com influenciadores. Esses são alguns dos fatores mais importantes para o sucesso dos seus reels.
- Anúncios
Conteúdo chamativos, com texto apelativo e criativo, CTA’s bem definidos, animações e designs “pirotécnicos”, essas são algumas das características primordiais para uma das plataformas que mais converte leads e conclui as vendas.
- Conteúdo interativo
A produção de materiais engajantes e interativos segue crescendo e cativando ainda mais os consumidores. O stories do Instagram é uma ferramenta essencial para utilizar os conteúdos criativos, com testes, perguntas e respostas, enquetes, entre outros conteúdos. Do mesmo modo, que nas redes sociais, os blogs também podem ter a utilização de quizzes, infográficos interativos e calculadoras automáticas.
Dentro do Marketing Digital, a interatividade se tornou uma prática essencial para o relacionamento com os clientes.
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