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Para ser um bom profissional de marketing digital, é necessário que você esteja sempre atualizado e atento a tudo que está acontecendo online. Mas como fazer isso quando milhões de informações estão circulando ao mesmo tempo em diversos ambientes virtuais?

Separamos 10 sites para social media incríveis que vão te ajudar a se manter atualizado sobre as informações mais relevantes que estão acontecendo agora!

Antes de mais nada, vamos conversar um pouco sobre Social Media: 

O que é Social Media?

Os chamados Social Media são os profissionais responsáveis por monitorar, gerenciar e desenvolver conteúdo para uma ou mais redes sociais.

Estes profissionais irão fazer a ponte entre a marca e seus clientes, gerando interação e conhecimento sobre os produtos e serviços em plataformas digitais.

Como posso me manter atualizado com as tendências de Social Media?

A área de Marketing digital está em constante mudança e crescimento, por isso se manter atualizado não é uma tarefa fácil. Estar por dentro das mudanças nas redes sociais e assuntos mais comentados na internet é essencial para criar campanhas e conteúdo que dêem resultados, por isso confira algumas maneiras de se manter atualizado da melhor forma possível:

  • Sites especializados: blogs como o HubSpot, Moz, Resultados Digitais, Social Bakers, Digital Marketing Institute trazem informações super relevantes sobre o mundo Social Media. Vale separar 15 minutos do seu dia para dar uma olhada nas manchetes.
  • Livros: pode parecer antigo, mas temos vários livros disponíveis no mercado que tem informações valiosas sobre técnicas de marketing digital. Vale conhecer autores como: Philip Kotler, Chris Anderson e Paulo Faustino.
  • Eventos: estar em meio a pessoas do seu mercado sempre pode trazer insights diferentes e ficar sabendo das últimas tendências diretamente de diversas partes do Brasil e do mundo. Hoje em dia já temos maior acesso a eventos que não acontecem em nossa cidade, então não deixe de se inscrever em eventos online também.

Agora, vamos aos 10 melhores sites de marketing digital focados em Social Media para que você possa se atualizar e ter conteúdo fresco para o seu dia a dia.

  1. Quintly

Benchmarking é uma das etapas mais importantes quando vamos planejar o conteúdo de nossos clientes e o Quintly entra justamente nesta etapa! Nas suas versões paga e gratuita, esta plataforma te ajudará a ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo em suas redes sociais e adaptar as estratégias que estão dando certo para os seus conteúdos!

  1. Social Media Today

O Social Media Today é um portal de notícias sobre o mundo das redes sociais. Ative o tradutor na sua aba do Chrome e se jogue nesses conteúdos super informativos e completos, mas que por enquanto só estão disponíveis em inglês.

Eles também possuem disponível uma newsletter por assinatura, onde os melhores conteúdos chegarão diretamente no seu email!

  1. Buzzsumo

Neste site super completo e gratuito de monitoramento de audiência, você pode buscar sites ou termos e verificar KPIs de engajamento, como: engajamento no Facebook e no Reddit, compartilhamentos no Twitter e no Pinterest, número de links e score Evergreen.  Você pode utilizar o Buzzsumo para definir temáticas da sua matriz de conteúdo, além de saber o que estão falando sobre o seu cliente em todas essas redes sociais.

  1. Google Trends

Esta plataforma do Google permite que você busque gratuitamente termos de pesquisa e palavras-chave, dando dados como: interesse ao longo do tempo, interesse por região, assuntos e pesquisas relacionadas. Esta pode ser uma ferramenta fundamental na hora de determinar as palavras-chave dos seus conteúdos e de melhorar o SEO de qualquer plataforma. 

  1. Barometer

Apesar do Instagram ser, atualmente, a principal rede social de muitas marcas, o Facebook segue sendo muito relevante para diversas estratégias, de acordo com o produto e público-alvo. Por isso, é muito importante que você também invista em uma boa página por lá, e o Barometer vai te ajudar! Ele é uma plataforma gratuita que fará uma análise da funcionalidade da sua página do Facebook e ainda te dará insights de como melhorá-la.

  1. Free Review Monitoring

Quer saber o que estão falando dos seus clientes na Internet? Cadastre-se e receba um e-mail todas as vezes que algum usuário cadastrar um review sobre a marca em sites como FourSquare, Reclame Aqui e Yelp. Com a ajuda do Free Review Monitoring, você estará sempre ciente de qualquer possível problema que esteja acontecendo com a marca, produto ou serviço, podendo direcionar o seu conteúdo a fim de solucionar dúvidas e reclamações comuns entre seus clientes.

  1. Google Analytics

Ferramenta indispensável para você ter acesso a todas as métricas necessárias referentes ao seu site. O Google Analytics mede número de acessos, origem de acessos, localidade, tempo de navegação no site, taxa de rejeição em tempo real em uma interface super simples e intuitiva, além de gratuita.

  1. Powtoon

Procurando vídeos animados para dar aquele up no feed do seu cliente? O Powtoon é o lugar certo! Você pode criar apresentações animadas e depois transformá-las em vídeos que com certeza deixarão seu conteúdo com outra cara!

  1. Keyword Planner

Outra plataforma que ajuda muito na escolha de palavras-chave é a Keyword Planner. Parte do Google Ads, ela te ajudará a rastrear palavras-chave além descobrir quantas pessoas buscaram por ela e se ela é muito concorrida.

  1. Tweriod e TagDef

Na última posição da nossa lista juntamos duas ferramentas especiais para quem usa o Twitter! O Tweriod tem como principal função coletar as informações dos seus seguidores e assim te informar o melhor dia e horário para você realizar seus posts e o TagDef te ajudará a desvendar todas as hashtags que estão circulando, e informando a localização de origem e o que está sendo dito sobre o assunto.

O que você achou das nossas sugestões? Qual a sua plataforma preferida para o seu dia a dia como Social Media?

Continue nos acompanhando por aqui e pelo Instagram para mais conteúdos relacionados ao Marketing Digital e de Conteúdo!

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