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Como você sai de casa todos os dias, te define. As roupas, maquiagem, unhas, sua postura e forma de falar. Com as marcas, também funciona dessa forma. O mundo as reconhece pela forma como se mostrar. Por isso, a identidade visual é tão importante em um negócio. 

Nesse sentido, a identidade visual foi responsável por causar um impacto transformador em um dos cases de sucesso da Agência Sonder: O ICO Project – um centro esportivo especializado na inclusão e no desenvolvimento de adolescentes e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e com outros atrasos no neurodesenvolvimento. 

Se você quer entender os motivos pelos quais deve investir em identidade visual, fique até o final deste artigo! Descubra como o trabalho para o ICO Project foi desenvolvido, levando em consideração todos os pontos que o cliente gostaria de reforçar, como a missão da empresa e a causa que ela abraça. 

Para chegar a essa conclusão juntos, vamos passar pelos seguintes pontos:

  • Como a identidade visual do ICO Project foi criada?
  • A importância de uma comunicação visual coerente para a sua marca
  • Passo a passo de criação de uma identidade visual
  • Sinta o impacto transformador de uma identidade visual com a Agência Sonder

Como a identidade visual do ICO Project foi criada?

O centro esportivo especializado em crianças e adolescentes com TEA, TDAH e atrasos no neurodesenvolvimento, se vê como uma ponte, para que os esportistas aprendam e gostem de praticar atividades físicas. 

Além disso, palavras como rito de passagem, qualidade de vida e espaços coletivos diversos são usadas para descrever o trabalho do centro. 

Pensados em todos esses fatores, uma identidade visual única foi desenvolvida para o ICO Project. Ela nasceu a partir do briefing do cliente, mas também pelas percepções que a Agência Sonder teve sobre a atuação da empresa no mercado. Elas foram:

  • Legado: Antes de tudo, o ICO Project nasceu de um desafio. Aos três anos de idade, o filho dos empresários recebeu o diagnóstico de autismo e TDAH. Com essa nova realidade, eles começaram a pesquisar sobre os transtornos e viram que a prática de esportes trouxe melhoras significativas para a rotina do pequeno Enrico, apelidado de Ico. Dessa forma, o centro esportivo é fruto do legado dessa família, que quis compartilhar com outras pessoas tudo o que aprendeu durante a jornada;
  • Movimento: A alma do ICO Project é a paixão pelo movimento. A prática de esportes, como basquete, futebol, dança e artes marciais, apresenta resultados incríveis na melhora de socialização, independência, autonomia e desenvolvimento de habilidades motoras dos esportistas. Assim, esse conceito não poderia ser deixado de fora.

Agora, veja como ficou a identidade visual do ICO Project:

Ela tem as cores presentes no símbolo do autismo, boa legibilidade, traz um tom jovial para a marca e reforça a ideia de movimento, sem usar um símbolo óbvio. A pipa traz sensações de felicidade e otimismo. Já os grafismos, usados para complementar peças criativas, fortalecem o conceito de manter-se ativo.

A importância de uma comunicação coerente com a sua marca

Primeiramente, cria-se uma identidade visual para que a marca seja reconhecida em meio à concorrência. Confira os exemplos a seguir:

Empresas como Coca-Cola e McDonald ‘s contam com identidades visuais tão estabelecidas, que é possível distinguí-las, mesmo sem as cores. 

Isso não acontece apenas com marcas internacionais. Veja a Minancora, por exemplo. Todos reconhecem a latinha de pomada, mesmo após a Agência Sonder ter realizado o rebranding, pois o discurso visual permanece o mesmo há mais de cem anos.

Repare que criar uma identidade visual não é apenas desenhar uma logomarca. É desenvolver um tom criativo, com tipografia, cores e símbolos. Esse pacote de comunicação deve estar atrelado à personalidade do negócio. 

Um escritório de advocacia não pode repassar ao público um tom divertido, descontraído e informal. Por lidar com questões sérias, a identidade visual precisa ser sóbria, elegante e minimalista. Já um buffet de festas infantis, deve ser lúdico e alegre!

Dessa forma, para alcançar bons resultados, o cliente e a agência tem que estar na mesma página. 

Passo a passo da criação de uma identidade visual

Em primeiro lugar, faça o briefing. Neste momento, cliente e agência alinham pontos importantes. Eles são: o posicionamento da empresa, história, público-alvo, persona, descrição de produtos e serviços, concorrência, os Dos e os Don’ts, ou seja, o que deve ser feito e, definitivamente, o que não deve ser feito.

Em seguida, a equipe de criação pratica o brainstorm, momento em que ideias são discutidas e conceitos começam a se formar. É interessante sair da obviedade nesse momento, para tornar a identidade visual mais profunda e única. 

Agora, é a hora de colocar a mão na massa e construir a identidade visual, escolhendo formas, cores, símbolos e tipografia. Mas não é só isso! A equipe criativa também é responsável por montar o manual da marca. 

Com esse documento, a empresa sabe quais são as aplicações possíveis da identidade visual, para que ela não passe por alterações que possam prejudicar a comunicação. Para que o público reconheça a logo cada vez mais facilmente, é interessante segui-las à risca.

Veja um exemplo do manual da marca do ICO Project:

Exemplo de manual da marca, que mostra como a logo não deve ser usada, com alterações como inclinação, uso de sombras, espaçamentos, contorno, etc
Manual da Marca é responsável por mostrar aplicações e restrições de uma identidade visual

Você conhece o Marketing de Produto?

Sinta o impacto transformador de uma identidade visual com a Agência Sonder

Uma boa identidade visual, coerente com a sua marca, traz mais reconhecimento, identificação com o público-alvo e pode alavancar os resultados. A Agência Sonder conta com uma equipe experiente, que pode te ajudar nessa missão!

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