A evolução do marketing digital segue aumentando e se tornando cada vez mais essencial para todas as empresas, sejam elas já estabelecidas no mercado ou não. Todavia, ele conta com novas atualizações diárias e, para não sair da roda, é preciso acompanhar e aplicar todas as tendências do momento.
Pensando nisso, nós separamos um conteúdo completo contando todas as novidades e tendências do marketing digital para 2022. Continue a leitura e já comece a aplicar na sua empresa.
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Marketing Digital
Primeiramente vamos explicar o conceito de marketing digital e como aplicá-lo.
O que é e como utilizar o Marketing Digital?
Ter uma comunicação direta com o público através das mídias sociais, chamando atenção do desconhecido, entendendo as suas dores, mostrando as soluções e fazendo com que ele consuma tanto o conteúdo quanto o produto. Isso, resumidamente, é o objetivo principal do marketing digital.
Basta adicionar um pouco de internet e tecnologia para o marketing tradicional e voilà: marketing digital.
Marketing autêntico não é a arte de vender o que você faz, mas saber o que fazer. É a arte de identificar e compreender as necessidades dos consumidores e criar soluções que tragam satisfação aos consumidores, lucros aos produtores e benefícios aos acionistas
Phillip Kotler
Em outras palavras, podemos dizer que o marketing digital surgiu para facilitar a comunicação entre empresas e consumidores.
Com o passar dos anos e o advento e evolução da tecnologia, a maioria das estratégias de marketing migraram para o ambiente online objetivando uma maior promoção. Dessa forma, a utilização das redes sociais, blogs, e-mails, landing pages, pop ups, entre outras estratégias online, para produzir conteúdo e promover produtos ganhou popularidade entre as empresas.
Hoje em dia, empresas antigas no mercado, como a Minancora perceberam o impacto do marketing digital para o sucesso da marca. Em menos de um ano investindo em redes sociais, enviando emails marketing, produzindo pop-ups, elaborando um site e produzindo conteúdos para blogs, através da Agência Sonder, a Minancora já possui quase 30 mil seguidores no Instagram e aumentou muito o número de vendas onlines e presenciais.
Em contrapartida, quase todas as novas empresas já começam investindo pesado em publicidade com inbound marketing e gerenciamento das redes sociais. Por exemplo, o Ico Project abriu o seu centro esportivo apenas em novembro de 2021, porém, antes mesmo de ter a sua sede física, a empresa já havia iniciado os trabalhos nas mídias sociais, atingindo mais de dois mil seguidores no Instagram.
As possibilidades são variadas e muitas vezes um tiro no escuro pode acertar perfeitamente no alvo, o que importa é não ter medo de arriscar. Algumas ferramentas e estratégias iluminam essa escuridão, facilitando todo o processo: Inbound Marketing, Mídia Paga, Search Engine Optimization (SEO), Social Ads, entre outros.
O marketing de busca, e praticamente topo tipo de marketing digital, pode ser muito ameaçador porque não existem regras. Não existe um lugar seguro. Para fazer certo você precisa estar disposto a errar. Mas o marketing digital feito de forma certo é sobre estar errado. A experimentação é o único caminho.
Mike Moran
Atualmente, existem diversas estratégias que funcionam perfeitamente para algumas empresas e outras não. Além disso, algumas práticas podem ter efeito agora e não no futuro. Estar antenado nas redes sociais e fazer novas experiências é um diferencial para a funcionalidade do marketing digital.
Tendências do Marketing Digital para 2022
Como mencionado anteriormente, o marketing digital segue se atualizando todos os dias, todas as horas, minutos e segundos. Perder uma volta do relógio pode afetar diretamente a publicidade da sua empresa.
O ano de 2022 promete muito, com novas ideias, novos segmentos e provavelmente novas atualizações que nem sabemos e sequer imaginamos. Contudo, muitas novidades surgiram no final de 2021 e tendem a bombar no próximo ano. Conheça as principais tendências no marketing digital para 2022:
- Ascensão dos vídeos
Reels, reels e mais reels. Todos os planejamentos de redes, independente de qual for a sua empresa, precisa utilizar os vídeos de um modo certeiro. O público atual tende a consumir muito mais reels e clipes curtos, de 15, 20 e até 30 segundos. Não à toa, a última atualização do Instagram já removeu a opção de IGTV – vídeos mais longos – pela falta de utilização e efetividade.
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- Parceria com Influenciadores
Tik tokers, instagramers, youtubers, influenciadores em geral. A contratação desses profissionais é importantíssima para alavancar e impulsionar o seu conteúdo visando um público alvo específico. Além da promoção deles no seu próprio negócio, muitos influencers tendem a postar as parcerias realizadas nos perfis pessoais, o que é ainda mais relevante para popularizar a marca.
A utilização de influenciadores pode ser considerada uma UGC – User Generated Content, onde o usuário confia mais no que uma pessoa conhecida fala do que apenas analisar a própria marca com os próprios olhos. Uma nova espécie de propaganda boca a boca.
- Social Selling & Marketing Interativo
Você já deve ter percebido que a maioria das redes sociais começou a criar funções de venda nas próprias plataformas, Facebook Marketplace, Instagram Shopping, WhatsApp Pagamentos, Tik Tok aba de compras, entre outras. Sim, quanto mais fácil for para comprar o produto, mais ele será vendido. Além disso, grandes marcas, já verificadas no Instagram, aparentam possuir uma maior confiança perante ao público.
Aproveite para utilizar o Social Selling para estimular as suas vendas.
A Agência Sonder não para. Ela segue inovando e se adaptando com todas as novidades do mercado, sejam elas das redes sociais, do inbound marketing, seja uma nova atualização do Google Analytics.
A Agência Sonder para. Para com o objetivo de escutar cada cliente, entender os teus objetivos e te levar onde todos querem chegar. Um universo de possibilidades criadas por você em conjunto com a Sonder.
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