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Num universo de tanta informação, o Data Marketing nasce com um forte aliado da produção de conteúdo e da realização de todo marketing digital. A análise de informações,  gerada através desta ferramenta, garante maior facilidade e inteligência para todas as estratégias da publicidade, ampliando as fronteiras e, como resultado, provocando maiores oportunidades para os negócios das empresas.

Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados

Dan Zarrella, cientista das mídias sociais da HubSpot

Entender quais os objetivos e resultados da produção de conteúdo e do marketing em geral é algo fundamental para qualquer empresa. Assim, é possível descobrir quais as estratégias que estão funcionando, além de saber aquelas que precisam ser melhoradas ou alteradas por completo.  

Vamos descobrir mais sobre tudo que engloba o termo Data Marketing e quais são as suas principais vantagens? Continue acompanhando essa matéria para entender. Aproveite também para conhecer as principais tendências do marketing digital para 2022.

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O que é Data Marketing?

Em primeiro lugar vamos compreender o significado da expressão “Data Marketing”. De forma curta e bem explicativa, o Data Marketing nada mais é do que a utilização de dados e estatísticas com o objetivo de tomar novas decisões em relação às estratégias de marketing utilizadas. 

E isso vale para toda a criação de conteúdo, elaboração de campanhas, definição de público-alvo e palavra-chave, seleção de um canal diferente, entre outros. Toda a base de dados gerada, serve como um norteamento para a realização dos planos e artifícios do marketing digital. 

Todavia, só a amostragem e separação dos dados não é suficiente. Já a informação trazida através de uma análise destes dados, sim. Transformar todos esses elementos em insights e estratégias de negócio é o principal objetivo do Data Marketing. Seja em uma palavrinha específica ou em uma cor particular da arte do Instagram. 

+ Leia mais sobre as estratégias de comunicação visual e entenda como o design pode alavancar as vendas da sua empresa.

Atualmente é possível descobrir toda a caminhada dos clientes, dos visitantes da sua página e até dos seus principais concorrentes. Além do mais, também pode-se monitorar o andamento de todas as ações realizadas. Com isso, todos os dados se transformam em informações muito relevantes na hora de tomar qualquer decisão. 

Dentro deste mundo, não é mais necessário ficar realizando testes, tentativas e tiros no escuro mensalmente. Através dessa captação de dados, o marketing digital tem chances bem maiores de acertar em cheio os objetivos de cada empresa, correndo riscos com sabedoria e performando de maneira correta. 

Agências que sabem utilizar o Data Marketing de maneira correta se destacam ainda mais no mercado e tem um diferencial enorme em todo o negócios e nos resultados para as empresas contratantes. 

Como o Data Marketing pode ajudar na produção de conteúdo

Como já mencionamos anteriormente, o Data Marketing tem uma função extremamente importante para todas as empresas que querem crescer ou se estabelecer no mercado. Contudo, existem maneiras específicas de como essa ferramenta pode influenciar no planejamento e na produção de conteúdo para cada cliente. 

A utilização do Google Analytics, Google Search Console, RD Station, Ubersuggest e de outras plataformas de análise, é ideal para quem está buscando exatamente o que cada consumidor deseja. 

Desta maneira, separamos 6 benefícios muito importantes que o Data Marketing traz tanto para as redes sociais quanto para a publicidade geral das empresas: 

  1. Conhecer e entender o público

Por meio da geração destes dados, é possível captar tudo o que você precisa saber sobre os seus clientes — quem são elas, vivências, gostos, principais desafios, motivações, problemas, entre outras características — e assim escrever e trabalhar pensando em todas essas particularidades. 

  1. Preparar pautas

As pesquisas realizadas no Google apontam quais são as intenções de busca dos usuários e, com isso, é possível analisar quais serão os melhores assuntos que a sua empresa pode abordar na produção de conteúdo para poder atender o público exatamente com o que ele procura. 

Assim, todos esses dados influenciam muito na definição das pautas de conteúdos que você irá produzir. E, além disso, caso essa produção esteja de acordo com as expectativas dos consumidores, a sua empresa tende a ganhar várias posições no rankeamento do Google. 

  1. Mapear canais

Outra informação importante disponibilizada pelo Data Marketing é o mapeamento dos canais e plataformas de conteúdo. 

Saber se o cliente está acessando mais o Facebook, o Instagram, o Twitter, o Blog, o Site ou através de emails, é extremamente significativo na hora de saber onde investir mais com Ads e anúncios. 

+ Entenda as principais diferenças entre o Social Ads.

  1. Estudar a concorrência

Através do uso dos dados também é possível analisar todo o desempenho e ações dos seus principais concorrentes e planejar estratégias melhores perante as informações conquistadas. 

  1. Reconhecer padrões de comportamento

Conseguir identificar quais são os padrões de comportamento e a sazonalidade dos consumidores é algo de extrema importância dentro do universo do Data Marketing. 

Aqui é possível descobrir qual assunto entra em alta em qual época do ano, qual as maiores buscas realizadas em um período específico, entre outras informações muito relevantes. Descubra 5 hacks para melhorar a sua estratégia de Inbound Marketing.

  1. Melhorar a experiência dos clientes

Mediante a todos os benefícios citados acima, também é possível gerar uma melhoria na experiência de cada consumidor. 

Com os dados coletados é possível realizar conteúdos extremamente pertinentes para o público, entendendo a dor e mostrando as melhores soluções para cada caso. 

O que você não pode medir, você não pode gerenciar.

Peter Drucker, pai da administração e da gestão moderna.


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