Atualmente, grande parte das pessoas está ativamente participando de alguma rede social. Seja no Facebook, Instagram ou Twitter, atualmente 140 milhões de brasileiros passam pelo menos 3h em alguma rede social. Por isso, a internet se tornou um campo fértil para o mercado dos anúncios e da publicidade online, que agora pode diversificar seu formato entre fotos, vídeos e textos.
Em 2019, o investimento em publicidade online através de agências de marketing chegou a 21,2% do seu orçamento total, mas como se manter atualizado nesse mercado tão volátil e inovador?
O que é publicidade online?
Antes de avançarmos para as nossas dicas, é importante que esteja claro que tipo de anúncio se encaixa em publicidade online.
Definimos como publicidade online uma estratégia que procura influenciar consumidores e adquirirem produtos ou serviços através da criação de conteúdo ou anúncios online. A principal vantagem desta estratégia é que o retorno sobre investimento (ROI) é maior do que nas mídias tradicionais, como TV e rádio, pois conseguimos definir melhor o público alvo em tempo e custo menores.
Os 8 principais tipos de publicidade online
Versatilidade é a palavra chave para os conteúdos de publicidade online, confira os 10 principais tipos encontrados em sites e redes sociais:
- Banner: este é um dos formatos mais tradicionais que consiste em anúncios colocados em posições estratégicas de site e quando clicados redirecionam para o website da sua marca.
- Branded Content: este termo nada mais é do que criação de conteúdo dentro dos principais canais da sua marca. Dentro do Branded Content você pode produzir textos para seu blog, uma série de vídeos ou posts nas suas redes sociais que não necessariamente falam sobre seu produto ou serviço, mas tudo aquilo que está em seu entorno.
- E-mail marketing: já se foi a época em que e-mails promocionais eram considerados spam automaticamente pelos consumidores. Hoje em dia, esses e-mails têm promoções mais personalizadas e amigáveis que criam vínculos com aqueles que recebem as mensagens.
- Links patrocinados: estes são os primeiros links que aparecem em uma busca no Google, em que você paga pelo número de acessos que seu anúncio teve.
- Pop-ups: este é um modelo de publicidade online em que precisamos ter muito cuidado para que ele não seja invasivo. Essas janelas que aparecem assim que alguém abre um site pode ser efetivo quando estamos convidando o nosso cliente a se cadastrar na sua newsletter ou ganhar um cupom de desconto, por exemplo. Os Pop-ups precisam ser um convite para a interação mais do que um anúncio promocional.
- Anúncios nas redes sociais: hoje, as principais redes sociais possuem seus próprios sistemas de anúncios pagos. Através da análise do seu público-alvo, você poderá decidir qual a melhor rede para receber os seus anúncios.
- Remarketing: esta estratégia se pauta em entregar anúncios para pessoas que já visitaram seu site mas não realizaram nenhuma compra e elas podem ser feitas nos mais diversos formatos como anúncios nas redes sociais ou em e-mails marketing.
- Publicidade em vídeo: neste formato damos um foco maior ao Youtube, TikTok, Stories e Reels. Preste bastante atenção aos conteúdos em vídeo pois eles prometem ser o principal formato nos próximos anos.
Como fazer publicidade online?
Agora que você já sabe o que é publicidade online e quais os seus formatos, podemos te dar algumas dicas de como colocar tudo isso em prática:
- Objetivo primeiro!
Antes de fazer qualquer coisa, você precisa ter em mente qual o objetivo do seu marketing atual. De acordo com esse objetivo toda a sua estratégia irá mudar e decisões diferentes serão tomadas.
- Quanto você pode gastar?
Essa é a segunda informação mais importante, depois do objetivo, que vai pautar todas as decisões da sua campanha. Tendo em mente seu objetivo e orçamento, você tomará decisões mais assertivas sobre formatos, duração de campanha e os veículos escolhidos para rodar os anúncios.
- Defina e conheça seu público.
Saiba exatamente para quem você quer vender e mergulhe nesta persona! Ao saber do que seu público gosta e responde, suas campanhas ficarão mais assertivas e rentáveis.
- Invista no criativo
As imagens e textos dos seus anúncios vão ser o rosto da sua campanha, por isso não apresse o processo de criação desses conteúdos. Invista em cursos ou profissionais que você confia para a construção criativa da sua campanha e observe seus resultados ficarem ainda melhores.
- Mensure seus resultados
Para saber se a sua campanha funcionou ou não, não se esqueça de comparar os resultados. Analise dados como aumento de vendas, número de seguidores e engajamento para poder tirar conclusões concretas sobre as decisões tomadas ao longo da construção da campanha.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do nosso site e te ajudaremos a construir uma estratégia de publicidade online especialmente para a sua marca!