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Um planejamento de marketing é essencial para que um negócio possa decolar e alcançar resultados melhores. Ele impede que o trajeto entre a linha de partida e a linha de chegada se torne tortuoso, ao antecipar empecilhos na rota.

O mesmo acontece durante a programação de uma viagem, por exemplo. Ao embarcar em uma aventura de carro, sem saber o destino, é impossível mensurar os gastos de combustível e pedágio, os riscos de falha mecânica do veículo ou até mesmo por quais pontos turísticos será possível passar durante o percurso. Assim, a viagem é mal aproveitada e ainda pode ser muito mais difícil do que o previsto.

Uma empresa que toma ações sem o devido planejamento pode passar por dificuldades similares. Essa prática não impede que erros aconteçam, ou que desvios sejam feitos, mas deixa os envolvidos muito mais seguros de quais ações tomar para retornar ao trajeto inicial. 

Neste artigo, vamos mostrar como elaboramos um bom planejamento de marketing, seguindo o método do Projeto Maple, criado por Vinícius Gambeta. Vamos juntos?

Qual a importância de um planejamento de marketing? 

Primeiramente, o planejamento de marketing facilita o alcance de resultados. Em seguida, ele diminui a probabilidade de erros. Além disso, essa prática valoriza os serviços prestados pela agência, pois todas as escolhas são feitas estrategicamente considerando o contexto da marca.

Não existem pontas soltas em um bom planejamento. Isso significa que os caminhos são escolhidos com base em dados, performance e objetivos da empresa. Um post para redes sociais, por exemplo, fala sobre determinado tema porque está atrelado a uma meta – escolhida durante o desenvolvimento do planejamento. 

Agora, conheça outras vantagens de investir na elaboração de um plano:

  • Determinar a ordem dos processos;
  • Economizar recursos e distribuí-los da melhor forma possível;
  • Aumentar a previsibilidade de problemas e tendências;
  • Facilitar a alteração de rota. 

As etapas de um planejamento de marketing

Antes de tudo, um bom planejamento de marketing precisa fazer uma espécie de raio-x da empresa. Aqui, na Agência Sonder, trabalhamos com dez etapas:

  • Objetivos: Traçar objetivos tangíveis e intangíveis;
  • Empresa: Entender qual a consciência de marca da empresa, o estado atual dela e a definição, com aspectos como marca, contexto, público, diferenciação e necessidade; 
  • Produtos: Fazer análise SWOT, compreender o ciclo de vida deles e verificar a percepção de valor;
  • Mercado: Ter insights sobre como o mercado está diante da atuação da empresa;
  • Concorrência: Fazer análise de benchmarking, curva de valor e montar estratégias competitivas;
  • Público: Desenvolver personas, perfil do cliente ideal e jornada do funil de compra;
  • Canais: Definir e montar estratégias sobre os canais utilizados;
  • Conteúdo: Estabelecer tom de voz, pilares de conteúdo e linhas editoriais;
  • Orçamento: Distribuir a verba para cada ação planejada;
  • Plano de ação: Chegou a hora de colocar o planejamento em prática!

Todas as fases servem para traçar os objetivos, mas também para analisar os recursos existentes para alcançá-los. Contudo, durante a rota, algumas decisões podem mudar, de acordo com o desempenho do cliente. Na Agência Sonder, acreditamos que não é válido insistir em erros, mas sim aprender com eles e melhorar a partir disso. 

Em quais etapas a empresa deve estar envolvida?

A participação da empresa é crucial durante o planejamento de marketing. Ela é responsável por repassar para a agência o cenário atual do negócio e dados importantes, como histórico de vendas, relatórios de redes sociais e planejamentos passados. 

A partir dessas informações, é possível analisar quais estratégias já foram aplicadas, e não funcionaram, e quais delas podem ser potencializadas. 

Além disso, existe o briefing, etapa em que a empresa envolve-se ativamente. Esse momento é importante para entender os objetivos do plano de marketing e planejar como, quando e onde eles serão alcançados. Chega-se nesse resultado, a partir da formulação de uma série de perguntas, como:

  • Quem é e o que faz a empresa?
  • Quais são os principais produtos?
  • Quem são os clientes?
  • Para onde a empresa vai?
  • Há previsão de alguma grande mudança para o futuro recente?
  • Qual a próxima grande novidade?
  • Onde você se imagina no final do ano?

A análise SWOT, definição de personas, essência da marca, missão, visão e valores e centro de custo, por exemplo, também fazem parte desse processo. A empresa precisa estar envolvida para conseguir, realmente, colocar em prática o que foi planejado.

Entendendo os objetivos tangíveis e intangíveis

O planejamento de marketing é irreplicável para diferentes clientes, pois ele se baseia em dados estratégicos sobre onde a empresa está e para onde deseja ir.

Nesse sentido, um dos pontos mais importantes deste documento é estabelecer objetivos, com base em um prazo para qual o planejamento será válido, como seis ou 12 meses. 

Além disso, eles se dividem em objetivos tangíveis e intangíveis. Os objetivos tangíveis são construídos a partir da fórmula:

  • VERBO + META + TEMA + PRAZO. 

Outra dica, é elaborar objetivos com base nos critérios S.M.A.R.T:

  • Specific: De fácil compreensão;
  • Measurable: Que possam ser mensuráveis;
  • Achievable: Que possam ser alcançados;
  • Realistic: Que sejam realistas;
  • Time-bound: Que tenham prazos.

Veja alguns exemplos:

  • Aumentar 1000 seguidores até dezembro;
  • Criar duas novas linhas de produtos até 2026;
  • Cadastrar 50 novos clientes na newsletter da empresa em dois meses. 

Por outro lado, os objetivos intangíveis não seguem essas diretrizes. Eles são muito mais difíceis de serem mensurados ou de aplicar uma meta para eles. Entre eles, estão:

  • Melhorar experiência de compra do cliente;
  • Aumentar o reconhecimento de marca;
  • Evoluir processos internos da empresa. 

Como contratar um planejamento de marketing?

A Agência Sonder conta com uma equipe especializada e treinada para fazer o planejamento de marketing da sua empresa. Temos colaboradores que fazem desde o atendimento do briefing até a análise de métricas, para verificar como está o andamento do plano de ação. 

Vamos transformar o seu negócio juntos? Entre em contato e saiba mais sobre o planejamento de marketing único para o seu negócio. 

Banner vermelho, com fonte branca, da Agência Sonder, que diz: Hey, vamos conversar sobre Marketing? Uma das especialidades da agência é o planejamento de marketing

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