Milhões de informações são processadas a cada segundo. Milhares de tendências são criadas e esquecidas em pouco tempo. Estar atualizado a todo momento é difícil, é sempre uma polêmica, um assunto, um meme, uma notícia ou um acontecimento. Como acompanhar tudo isso e fazer uma comunicação assertiva e antenada? É nesse cenário que o Google Trends atua como um aliado poderoso.
Continue lendo para entender como essa ferramenta funciona e como aplicá-la no seu cotidiano trabalhando com comunicação.
– O que é o Google Trends?
– Mergulhando no funcionamento da ferramenta
– Confie em uma agência sempre atualizada
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O que é o Google Trends?
Lançada pelo Google em 2006, a ferramenta Google Trends é disponibilizada gratuitamente. Ela se destaca como uma valiosa fonte de insights para analisar os padrões de busca dos usuários na internet.
Nela, é possível pesquisar o que está em alta em tempo real e quais as pesquisas diárias. Ela também gera dados ao longo do tempo, além de fornecer informações separadas por regiões ou cidades. Sem falar que ela também traz assuntos relacionados à palavra-chave pesquisada.
Por fim, o Google Trends permite que você compare termos. Por exemplo, você pode pesquisar por “branding” comparado com “posicionamento de marca” e, com isso, entenderá qual termo é mais pesquisado. Isso é muito útil para entender qual palavra-chave será mais assertiva.
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Mergulhando no funcionamento da ferramenta
O Google Trends não é uma ferramenta complexa. O seu funcionamento é bastante simples e intuitivo para o usuário.
Mas, para aqueles que precisam de ajuda, a Google disponibilizou mini cursos que explicam com detalhes sobre a ferramenta, quais os princípios básicos, como interpretar os dados e como mexer de forma avançada.
Aba “Explorar”
Uma das funcionalidades mais poderosas da ferramenta está na aba “Explorar”. Esta seção oferece uma visão detalhada e personalizada das tendências de pesquisa.
É nesta aba que é possível inserir várias palavras-chave, escolher os intervalos de datas e ajustar as configurações de filtragem.
Por exemplo, digamos que você queira analisar a palavra “marketing” dentro do nicho de imóveis no último mês. Você vai pesquisar pelo termo e filtrar conforme recorte desejado.
A ferramenta mostrará um gráfico que informa o interesse das pessoas de 0 a 100 no período selecionado. Neste caso, podemos verificar que as pesquisas envolvendo marketing no nicho filtrado aumentaram na segunda semana de fevereiro de 2024.
Em seguida, o Google Trends apresenta o volume de pesquisas por região. Neste caso, então, o estado do Amapá teve maior interesse no assunto.
Por fim, esta aba também mostra os assuntos relacionados ao tema pesquisado. No caso da nossa pesquisa por “marketing” no nicho de imóveis, a ferramenta mostrou que esse termo, como campo de estudos, também é de alto interesse entre os usuários.
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O que isso significa?
Fazer o levantamento desses dados é fundamental para trazer assertividade para o seu conteúdo, por exemplo.
A partir do que exploramos, é possível compreender que o interesse das pessoas no assunto “marketing” cresceu. Sendo assim, é um bom momento para trazer o tema.
É interessante notar também que a ferramenta trouxe que o Amapá está com maior concentração de pesquisas. Dessa forma, você pode buscar mais sobre o assunto para entender se o estado está com crescimento imobiliário e, por consequência, com maior busca por marketing.
Com isso, você pode criar uma estratégia para atrair leads. Por exemplo, você é uma agência de marketing com nicho no mercado imobiliário e percebe, por meio dos dados, que teve uma crescente no assunto. Ou seja, pode ser uma oportunidade.
Além disso, a ferramenta também mostrou que “Marketing – campo de estudo” é uma pesquisa em alta relacionada. Ou seja, as pessoas estão buscando estudar mais sobre o assunto. Sendo assim, você, como agência, pode utilizar como oportunidade para se tornar autoridade no assunto e falar mais dos cases de sucesso, trazer cursos e demais projetos que podem ser lucrativos.
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Aba “Em alta”
Por fim, a outra aba do Google Trends é a “Em alta”. Ela mostra uma lista com os assuntos mais falados no dia ou em tempo real, depende do filtro que você acionar.
Ao clicar em qualquer um dos temas da lista, a ferramenta mostrará o gráfico por hora. Além de também trazer as pesquisas relacionadas.
Como utilizar essa aba ao meu favor?
A seção “Em Alta” é mais simples, mas muito valiosa quando o tema é estar atualizado e antenado nas tendências. Saber aproveitar as oportunidades dos assuntos do momento é fundamental para bons resultados dentro do Marketing Digital.
Explorando essa aba do Google Trends, você poderá manter os perfis das redes sociais engajados trazendo conteúdos fomentados. Também poderá angariar mais leitores para o blog, trazendo o conteúdo com antecedência e sendo certeiro na palavra-chave. Além de inúmeras possibilidades até de campanhas publicitárias dependendo da tendência.
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Confie em uma agência sempre atualizada
Não é difícil concluir que o Google Trends é um grande aliado das agências de Marketing Digital, não é mesmo?
E aqui na Sonder não poderia ser diferente! Aproveitamos o máximo e o melhor da ferramenta para entregar as melhores estratégias e soluções para os nossos clientes. Afinal, o sucesso deles é o nosso sucesso.
Se você busca uma agência comprometida, antenada nas tendências, que está sempre inovando quando o assunto é Marketing Digital, a Sonder é a escolha certa.
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