Nos próximos 5 anos, é esperado que o marketing digital centralize pelo menos 75% de todo o orçamento de marketing gasto pelas empresas.O que isso significa?
Significa que o mundo digital tem ganhado cada vez mais importância e visibilidade dos consumidores, se tornando prioridade em qualquer marca que deseje crescer. Os Social Ads, e anúncios de redes sociais são uma parte muito importante da estratégia digital de uma empresa e, por isso, estamos aqui para solucionar todas as suas dúvidas.
O que são Social Ads?
Os Social Ads são anúncios criados especialmente para as redes sociais, como Facebook e Instagram. Dentro dos formatos específicos de cada rede, sua marca pode criar anúncios que atingiram diretamente seu público alvo, de acordo com a plataforma que eles mais usam
Os principais benefícios de investir em Social Ads são:
- Flexibilidade de investimento: dentro das plataformas é você quem decide qual valor quer investir, não havendo valor mínimo e podendo cancelar quando quiser.
- Sua marca ficará mais conhecida: como o número de usuários das plataformas sociais só cresce, a chance de você ser visto por clientes em potencial também só aumenta!
- Pode gerar um maior tráfego para o seu site: depois que seu cliente entra em contato com seu anúncio pelas redes sociais, ele se sentirá mais à vontade de visitar seu site e conhecer seu produto ou serviço mais de perto.
- Mais possibilidade de segmentação do seu público: desta forma, você não investirá em mídias que atingirão um público que não será interessante para a sua estratégia de vendas.
- Todas as redes sociais permitem acompanhamento dos resultados das campanhas: todos os social ads tem métricas próprias onde você pode verificar quantas pessoas viram e clicaram nos seus anúncios, dentre outras métricas.
Agora que você já sabe o que são os Social Ads e quais suas principais vantagens, confira quais são os principais formatos:
Facebook Ads
Hoje com 2.8 bilhões de usuários, o Facebook continua sendo a maior rede social da atualidade. Ela permite a publicação de anúncios em formato de texto, vídeo e imagens e você consegue publicar e gerenciar seus anúncios através da central própria do Facebook: o Facebook Ads.
Instagram Ads
Em 2012, o Instagram foi comprado pelo grupo Facebook e hoje a rede social centrada em conteúdo visual conta com 1.3 bilhão de usuários.
A principal vantagem desta plataforma é a alta taxa de engajamento dos usuários e a sua multiplicidade de formatos de social ads, que podem ser em stories ou publicações de fotos ou vídeos. Além do uso de hashtags que ajuda o usuário a encontrar publicações com seus assuntos de interesse de uma forma mais rápida e fácil. Os anúncios são realizados diretamente pelo Instagram ou pelo Facebook Ads.
Twitter Ads
Nesta plataforma de mais de 390 milhões de usuários, as empresas têm a oportunidade de se comunicar diretamente com seu público e as postagens orgânicas e patrocinadas podem ser feitas em textos curtos, imagens ou vídeos. Utilize essa rede para postagem rápidas e alinhadas com o assunto do momento, pois sua vida útil é mais reduzida.
LinkedIn Ads
O LinkedIn nem sempre será necessário em uma campanha de marketing digital. Como o assunto principal desta plataforma são assuntos relacionados à vida profissional, utilize os Social Ads deste site para adquirir contatos profissionais importantes, mais do que para alavancar vendas.
Spotify Ads
Mesmo que o Spotify não seja exatamente uma rede social e sim uma plataforma de streaming, ela também permite a criação de Social Ads. Os anúncios aparecerão apenas para os clientes que não compram o serviço premium, porém grandes empresas já estão explorando esse canal para aumentar a visibilidade da marca.
Os anúncios podem ser criados nos formatos de áudio, sessão patrocinada através da visualização de um vídeo, vídeos e banners.
Pinterest Ads
O Pinterest é a rede social em formato de pins, ou seja, o usuário salva imagens (com links ou não) dentro de pastas temáticas criadas por eles. Os anúncios nesta plataforma funcionam através de pins patrocinados que podem variar entre formatos, que podem ser: imagem única, carrossel e vídeo. O Pinterest Ads também conta com a definição de um público-alvo específico dentro da plataforma e também ferramentas para medir os resultados dos anúncios.
TikTok Ads
O TikTok é a rede mais recente onde os social ads estão sendo utilizados. Por ser uma plataforma exclusiva de vídeos, os anúncios seguem esse formato ou podem ser feitos em formato de banners. O TikTok também permite a segmentação do público, além da própria inteligência artificial que entrega os anúncios para o público que ela verifica ser o mais adequado.
Youtube Ads
As mídias pagas presentes no Youtube funcionam principalmente através de anúncios em vídeo inseridos nos conteúdos assistidos na plataforma. Os anúncios do Youtube são ativados e segmentados através da plataforma própria do Google de anúncios: o Google Ads, que também oferece ferramentas de segmentação de público.
Como construir uma campanha com Social Ads?
A construção de uma estratégia de anúncios em redes sociais segue o passo a passo de qualquer campanha de marketing, que são:
- Tire um tempo para planejar a sua campanha com a sua equipe. Estabeleça metas, objetivos e orçamentos antes de partir para a ação.
- Segmente seu público: faça uma lista de características que você gostaria que seus clientes tivessem e defina seu público-alvo. Assim, você tomará suas decisões baseada nas características dessa persona.
- Estabeleça os indicadores (KPIs) que você usará para medir seus resultados.
Quer construir uma estratégia de Social Ads personalizada para as suas necessidades? Fale com a gente por aqui que te ajudaremos!